Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25710
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LaryssaPereiraGoncalves_tcc.pdf524,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Instituições educativas da primeira infância representadas no jornal Correio Braziliense (2010-2019)
Autor(es): Gonçalves, Laryssa Pereira
Orientador(es): Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Assunto: Infância
Correio Braziliense (Jornal)
Escolas
Educação de crianças
Data de apresentação: 10-Dez-2019
Data de publicação: 15-Out-2020
Referência: GONÇALVES, Laryssa Pereira. Instituições educativas da primeira infância representadas no jornal Correio Braziliense (2010-2019). 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho se volta para as páginas do jornal Correio Braziliense, com o objetivo de identificar e analisar as instituições que comparecem representadas como responsáveis pela educação da criança pequena no jornal Correio Braziliense, relacionadas ao Distrito Federal, na última década (2010-19). Em contrapartida, realiza-se a leitura de trabalhos acadêmicos que se voltaram para a compreensão da educação da criança de 0 a 6 anos, apontando para um quadro que não somente considera a escola como instituição educativa. Nesse sentido, as práticas formais e não formais comparecem aqui como uma possibilidade interpretativa das relações travadas entre a educação da infância e as instituições que dela são responsáveis. O trabalho se divide em dois capítulos, tendo o primeiro a intenção de apresentar os estudos acadêmicos que têm discutido práticas educativas formais e não formais no Distrito Federal. No segundo capítulo, o objetivo é analisar as reportagens/notícias encontradas no jornal Correio Braziliense, tendo como foco as representações de infância, criança e práticas educativas para elas voltadas.
Abstract: This paper is based in the Correio Braziliense newspaper and its goal is to identify and analyse the educational institutions responsible for young children education in the last decade. However it reviews another academic papers that contribute to a better understanding of early childhood education from 0 to 6 years old, showing that schools are not considered educational institutions only. In this sense the formal and non-formal practices appear here as an interpretative possibility of the relations between early childhood education and the institutions responsible for it.The paper is divided into two chapters, the first one aims to introduce academic studies that discussed formal and non-formal educational practices in Federal District.The second chapter analyzes news found in Correio Braziliense newspaper, focusing on childhood representations, children and educational practices designed for them.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.