Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/257
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_WaniaKazukoMiyada.pdf324,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Clima organizacional : estudo de caso da empresa de transporte aéreo TAM Linhas–Aéreas
Autor(es): Miyada, Wania Kazuko
Orientador(es): Pontes, Shirley
Assunto: Motivação no trabalho
Cultura organizacional
Clima organizacional
Data de apresentação: 11-Jun-2007
Data de publicação: 7-Mai-2009
Referência: MIYADA, Wania Kazuko. Clima organizacional: estudo de caso da empresa de transporte aéreo TAM Linhas–Aéreas. 2007. 68 f. Monografia (Especialização em Gestão de Negócios em Turismo)-Univesidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: A viagem aérea passou a fazer parte da experiência turística e com o aumento da oferta, o turista consumidor decide sobre a compra baseado na qualidade de serviço prestado. E a qualidade percebida pelo cliente, é parte de todo um trabalho de cultura e clima organizacional realizado por parte dos gestores. A moderna administração propõe investimento em um clima organizacional harmonioso, para que os funcionários sintam-se valorizados e motivados e transfiram esse sentimento ao cliente, sendo que um clima negativo impactará negativamente no atendimento. Com este intuito, foi feita uma pesquisa quantitativa na empresa aérea TAM, sobre clima organizacional e fatores que motivam e que desmotivam a equipe, além de levantamentos bibliográficos. A amostra teve 100 respondentes. Os dados foram tabulados em SPSS e a análise foi feita com base em estatística descritiva, com correlações, buscando pontos críticos passíveis de melhora na empresa. Concluiuse que compreender as necessidades humanas e os fatores motivacionais ajuda no entendimento das atitudes adotas pelos funcionários e assim, trabalhar para introduzir práticas para elevar o comprometimento e mudança na atitude e comportamento reflete-se de forma positiva tanto no público interno como externo. Uma cultura organizacional forte exerce uma acentuada influência no comportamento dos funcionários, promovendo à união, lealdade e comprometimento organizacional.
Abstract: The aerial trip started to be part of the tourist experience and with the increase of it offers, the consuming tourist decides on the purchase based on the quality of given service. And the quality perceived for the customer is part of all a culture work and carried through organized climate on the part of the managers. The modern administration considers investment in a harmonious organized climate, so that the employees feel themselves valued and motivated and, transfers this feeling to the customer, being that a negative climate will cause negative impact in the attendance. With this intention, a quantitative research in the airline TAM was made, on organized climate and factors that motivate and desmotivate the team, beyond bibliographical surveys. The sample had 100 respondents. The data had been tabulated in SPSS and the analysis was made on the basis of descriptive statistics, with correlations, searching critical points of improvement in the company. Concludes that to understand the motivated necessities human beings and factors aid in the agreement of the attitudes adopted for the employees and, to work to introduce practical to raise the purpose. Change in the attitude and behavior is reflected in such a way of positive form in the internal public as external. A strong organized culture exerts one accented influence in the behavior of the employees, promoting to the union, loyalty and organized purpose.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2007.06.TCC.257
Aparece na Coleção:Gestão de Negócios em Turismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.