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Título: É possível gerar indicadores de desempenho utilizando o Sistema Eletrônico de Informações? : um estudo de caso na gestão do trabalho remoto do Supremo Tribunal Federal
Autor(es): Cunha, Rodrigo Lima da
Orientador(es): Nunes, Rafael Rabelo
Assunto: Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
Gestão de processos
Indicadores de desempenho
Supremo Tribunal Federal (STF)
Teletrabalho
Data de apresentação: 8-Jul-2019
Data de publicação: 13-Out-2020
Referência: CUNHA, Rodrigo Lima da. É possível gerar indicadores de desempenho utilizando o Sistema Eletrônico de Informações?: um estudo de caso na gestão do trabalho remoto do Supremo Tribunal Federal. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) – idealizado pelo Tribunal Regional Federal da 4a Região, e atualmente, suportado pelo Processo Eletrônico Nacional do Ministério da Economia – tem sido um software muito adotado na Administração Pública Federal, com instalações em 116 órgãos dos três poderes em seus mais diversos níveis (Federal, Estadual e Municipal). Uma das razões que explica o sucesso desse software é a sua flexibilidade na implementação de processos de trabalho, sem que haja, necessariamente, mapeamento do fluxo e o detalhamento de todas as suas atividades do processo. Isso permite sua rápida absorção pelos usuários e as mais diversas áreas da organização. Em um primeiro momento, é comum ter-se a sensação de que a eliminação do papel e o trâmite eletrônico dos processos traz ganhos, contudo, a inexistência de detalhes do fluxo do processo, aliada a ausência de indicadores de desempenho pode dificultar a sua melhoria contínua. Este trabalho mostra uma proposta para possibilitar a geração de indicadores de desempenho com o uso do próprio SEI aliado a uma ferramenta de Business Intelligence que são aplicativos e tecnologias para a coleta, armazenamento, análise e fornecimento de informações. A metodologia utilizada foi a de estudo de caso dentro do processo de gestão do trabalho remoto do Supremo Tribunal Federal (STF). Nessa metodologia, primeiramente busca-se informações a respeito do caso através de fontes documentais e entrevistas para, enfim, avaliar e discutir resultados. A proposta de solução não gerou custos adicionais para o Tribunal e trouxe insights para melhorias do processo de gestão do trabalho remoto.
Abstract: The Electronic Information System (SEI, Portuguese abbreviation) – a system idealized by the Brazilian Federal Court of the 4th Region and currently supported by the National Electronic Process of the Ministry of Economy – has been a widely adopted software in the Federal Public Administration. SEI has already been used in 116 administrative offices of the three powers in Federal, State and Municipal levels. One of the reasons for the success of this software is its flexibility in the implementation of work processes, without detailing all of its process activities. It allows SEI to be quickly absorbed by users in different areas. At first glance, the elimination of paper and the remote processing of formalities seems to improve administration process. However, the lack of details of the process flow at SEI, combined with the absence of performance indicators could hampe continuous improvement of administration. This paper presents a proposal to address the issue of PPI elaboration to SEI, allied to a Business Intelligence (BI) tool. The BI tools are apps and technologies to collect, to store, to analyze and to provide information. The methodology used was the study of case of the remote working management process of the Brazilian Supreme Court (STF, Portuguese abbreviation). We first seek information about the case through documentary sources and interviews, in order to evaluate and discuss results. The use of SEI with BI tool did not generate additional costs for STF and this solution provided insights for improvements in the remote working management process.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
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