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dc.contributor.advisorLesses, Olinda Maria Gomes-
dc.contributor.authorManso, Afonso Henrique Dutra-
dc.identifier.citationMANSO, Afonso Henrique Dutra. Aplicativos de delivery: análise da percepção dos consumidores e entregadores sobre seus possíveis impactos positivos. 2019. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO advento de novas tecnologias aproximou consumidores e empresas. Aplicativos de entrega de delivery tem apresentado crescimento vertiginoso nos últimos anos, e são muitos os que promovem seu uso e ressaltam suas vantagens para seus usuários, sejam eles consumidores ou entregadores. O presente trabalho buscou identificar se tais ganhos realmente ocorreram. Para isso, após identificadas quais variáveis demonstravam maior impacto na percepção de ambos os grupos. Assim temos: tempo, preço e qualidade da entrega para o consumidor e renda e jornada de trabalho para os entregadores. E para melhor mensurar esses supostos ganhos, foi feita uma pesquisa de caráter descritivo com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada através de questionários com questões de múltipla escolha para cada um dos grupos. Verificou-se para os consumidores que tanto a qualidade da entrega aumentou, em conjunto com redução no preço da mesma. Foi apontado o tempo da entrega como característica, que mais melhorou com o uso de aplicativos. As respostas dos entregadores apontaram aumento do ganho mensal com os aplicativos. Seja ele em conjunto com outro emprego com contrato de trabalho, ou a utilização de vários aplicativos ao mesmo tempo, para maximização de público potencial de entregas. Porém foi informado um aumento do número de entregas e também um aumento da jornada de trabalho que já era extensa e desgastante. Por fim fica a recomendação desta pesquisa para que sejam realizados trabalhos futuros, para entender se houve uma real otimização da rotina de trabalho, quanto ao crescimento do número de entregas e remuneração recebida.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEconomia compartilhadapt_BR
dc.subject.keywordE-commercept_BR
dc.subject.keywordConsumidores - comportamento de comprapt_BR
dc.subject.keywordEntregadores de alimentos por aplicativopt_BR
dc.titleAplicativos de delivery : análise da percepção dos consumidores e entregadores sobre seus possíveis impactos positivospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-11T17:31:21Z-
dc.date.available2020-10-11T17:31:21Z-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25639-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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