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dc.contributor.advisorGramacho, Wladimir Ganzelevitch-
dc.contributor.authorGomes, Victor Lima-
dc.identifier.citationGOMES, Victor Lima. A mídia contra nós: como o partidarismo altera a percepção de notícias. 2019. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo explorar alguns fundamentos das frequentes acusações de parcialidade contra a mídia, a Percepção de Mídia Hostil, por meio de um survey online aplicado. Mais especificamente, o trabalho analisa se identidades partidárias influenciam a percepção de viés em dois textos adaptados de notícias publicadas originalmente na imprensa sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e se essa percepção de viés se relaciona com o chamado Efeito sobre Terceiros – percepção de que a notícia influenciará uma terceira pessoa tida como vulnerável. De acordo com o esperado, petistas e antipetistas divergiram significativamente entre si no juízo que fizeram das matérias, e os resultados apoiaram a hipótese do Efeito sobre Terceiros entre os que perceberam viés. O estudo também incluiu um experimento para analisar se a ordem de apresentação de informações numa notícia modera a percepção de viés. Esses resultados, entretanto, não foram conclusivos. Uma manipulação sutil na ordem dos argumentos não parece ser um instrumento eficaz para os jornalistas moderarem a percepção de viés hostil dos partidários.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMídia e políticapt_BR
dc.subject.keywordPartidos políticospt_BR
dc.subject.keywordNotíciaspt_BR
dc.titleA mídia contra nós : como o partidarismo altera a percepção de notíciaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-06T20:38:13Z-
dc.date.available2020-10-06T20:38:13Z-
dc.date.submitted2019-07-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25623-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study aims to explore the basics of frequent allegations of media bias, the Hostile Media Perception, through an online survey applied. More specifically, the study analyzes whether party identities influence perceptions of bias in two texts adapted from news stories originally published in the press about former President Luiz Inacio Lula da Silva and whether this perception of bias is related to the so-called Third Person Effect – the perception that the news will influence a third person perceived as vulnerable. As expected, petistas and antipetistas diverged significantly from each other in their judgment of the news, and the results supported the hypothesis of Third Person Effect among those who perceived bias. The study also included an experiment to analyze whether the order of presenting information in a news story moderates the Hostile Media Perception. These results, however, were not conclusive. A subtle manipulation in the order of argument does not seem to be an effective tool for journalists to moderate the perceived hostile bias of partisans.pt_BR
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