Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2562
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_GesisleuDarcJacinto.pdf4,66 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A sustentabilidade na suinocultura : um estudo de caso sobre o grupo Cenci
Autor(es): Jacinto, Gesisleu Darc
Orientador(es): Gonzales, Selma Lúcia de Moura
Pimenta, Fabrícia Faleiros
Assunto: Suíno - criação
Preservação ambiental
Sustentabilidade
Agroindústria
Indústria animal
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 23-Jan-2012
Referência: JACINTO, Gesisleu Darc. A sustentabilidade na suinocultura: um estudo de caso sobre o grupo Cenci. 2011. 40 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O crescimento da atividade suinícola gera oportunidades em diversos segmentos da economia do Distrito Federal, porém, a cadeia produtiva da suinocultura é potencial fonte poluidora do meio ambiente, pois, produz grande quantidade de dejetos que necessitam de tratamento adequado. Contudo, o uso de práticas sensatas e o manejo correto nos sistema de criação contribuem categoricamente com a preservação do meio ambiente. Mas, o crescimento da criação de suínos traz no seu bojo alguns pontos negativos, como o aumento dos dejetos que podem poluir os cursos d’água e contribuir com o aumento do efeito estufa. Para reduzir os impactos da atividade no meio ambiente, os suinocultores locais estão assumindo práticas ecologicamente corretas que podem inclusive, viabilizar a entrada dos produtores no mercado de seqüestro de carbono. Assim, esse estudo considera importante a observação das boas práticas para a sustentabilidade na cadeia produtiva da suinocultura. Com um foco especifico no grupo agroindustrial Cenci, essa pesquisa buscou através de um estudo de caso, demonstrar a viabilidade da implantação do modelo de produção sustentável e sobre tudo fomentar a consciência dos empreendedores para a relação custo-benefício dos modelos de produção sustentável. A técnica utilizada para a obtenção dos dados foi um questionário realizado no dia no mês de maio com o diretor de pecuária da empresa, adquirindose assim as informações e obtendo-se, dessa forma, condições para atingir os objetivos do trabalho. O resultado da análise da pesquise considerou satisfatório as critérios de sustentabilidade adotados pela empresa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons