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dc.contributor.advisorViana, Oscar Henrique Carvalho de Velloso-
dc.contributor.authorFreitas, Monnaly Pereira Carneiro de-
dc.identifier.citationFREITAS, Monnaly Pereira Carneiro de. Gerenciamento de projetos de Tecnologia da Informação: melhores práticas na contratação de serviços de TI na administração pública. 2011. 93 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.en
dc.description.abstractConforme a evolução das teorias administrativas, a necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações, com o objetivo de alcançar melhores resultados, melhores rendimentos dos seus recursos com capacitação técnica e conceitual, contribuiu para o aumento da adesão de muitas dessas organizações aos novos modelos de administração através do que a história nos conta com a abordagem clássica da administração. Nesse contexto, o papel do gerenciamento de projetos agrega valor aos processos de negócios, já a tecnologia da informação (TI) e a eventual necessidade de contratação de serviços associados a ela, deixam de ser um mal necessário e mostram o seu real valor na visão das organizações. A falta de visão do negócio e de conhecimento sobre a organização pode acarretar na adoção de medidas adicionais na tentativa de alcançar uma solução, podendo acarretar em perda da competitividade, da qualidade e da sua própria capacidade de sobrevivência da organização. A solução para todos esses problemas pode estar na identificação das reais necessidades da organização, a sua correta utilização e a adequada aplicação de novos conceitos, ferramentas e tecnologias. O objetivo deste trabalho será o de apresentar as melhores práticas para uma organização pública realizar a contratação de serviços de tecnologia da informação (TI), proporcionandolhes benefícios nas suas áreas estratégicas, gerenciais e operacionais. Para a realização do trabalho, foram utilizadas técnicas de investigação bibliográfica, pesquisas de fontes de revistas eletrônicas em sítios da internet relacionadas ao tema, livros de acordo com o tema escolhido, Scielo, biblioteca da Universidade de Brasília e pesquisas em artigos e outros sítios da internet, bem como, a utilização de pesquisa qualitativa. Como resultado, foram verificados alguns aspectos sobre a contratação de serviços de TI, nas organizações públicas; também foram identificadas a utilização de metodologias modernas que facilitam a implementação desse gerenciamento de projetos de TI; foram levantadas, também, práticas atuais para as organizações realizarem a terceirização de serviços de TI; foram apresentadas, ainda, algumas propostas de utilização de instruções normativas, emanadas por órgãos do próprio governo, em benefício das organizações que forem realizar contratações na área da TI; e, por fim, foram apresentadas as melhores práticas para uma organização pública realizar a contratação de serviços de tecnologia da informação (TI), proporcionando-lhes benefícios nas suas áreas estratégicas, gerenciais e operacionais.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordTecnologia da informaçãoen
dc.subject.keywordAdministração públicaen
dc.subject.keywordAdministração de projetosen
dc.titleGerenciamento de projetos de Tecnologia da Informação : melhores práticas na contratação de serviços de TI na administração públicaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2012-01-23T15:29:15Z-
dc.date.available2012-01-23T15:29:15Z-
dc.date.issued2012-01-23T15:29:15Z-
dc.date.submitted2011-07-14-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2558-
dc.language.isoPortuguêsen
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