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dc.contributor.advisorSantana, Grazielle Tatiane-
dc.contributor.authorPorto, Yohana Souza-
dc.identifier.citationPORTO, Yohana Souza. Planejamento tributário agressivo e a transparência corporativa no Brasil: uma comparação entre empresas listadas BM&FBovespa. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA Transparência Corporativa das empresas e o Planejamento Tributário Agressivo (elisão fiscal), são assuntos recentemente abordados, devido aos interesses dos usuários dessas informações. Porém no Brasil não foram encontrados estudos que verificaram a associação entre esses temas. O objetivo desta pesquisa é identificar se as empresas com um planejamento tributário agressivo são menos transparentes. Utilizou-se a Effective Tax Rate (ETR) para mensuração de elisão fiscal, como ferramenta de planejamento tributário agressivo, em dois grupos comparativos: empresas que ganharam ou empresas que não ganharam o prêmio Troféu Transparência realizado anualmente pela ANEFAC. Com base em uma amostra de 165 observações, composta por empresas listadas na BM&FBOVESPA, com dados coletados do período de 2009 a 2017. Dessas empresas 79 ganharam o prêmio Troféu Transparência e 86 não ganharam. Os dados foram coletados através de consultas às demonstrações financeiras e tratados para realização de análises estatísticas descritivas e teste de hipótese. A pesquisa apresentou um resultado onde a hipótese nula não foi rejeitada, evidenciando que não há diferenças significantes entre empresas que ganharam ou não o troféu.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordElisão fiscalpt_BR
dc.subject.keywordPlanejamento tributáriopt_BR
dc.subject.keywordTransparência fiscalpt_BR
dc.subject.keywordGovernança corporativapt_BR
dc.titlePlanejamento tributário agressivo e a transparência corporativa no Brasil : uma comparação entre empresas listadas BM&FBovespapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-03T12:56:52Z-
dc.date.available2020-10-03T12:56:52Z-
dc.date.submitted2018-11-21-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25584-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Corporate Transparency and Aggressive Tax Planning (tax avoidance) are issues recently addressed, due to the interests of users of this information. However in Brazil no studies were found that verified the association between these themes. The purpose of this research is to identify whether companies with aggressive tax planning are less transparent. The Effective Tax Rate (ETR) was used to measure tax avoidance, as an aggressive tax planning tool, in two comparative groups: companies that won or companies that did not win the Troféu Transparência prize annually performed by ANEFAC. Based on a sample of 165 observations, made up of companies listed on the BM & FBOVESPA, with data collected from the period 2009 to 2017. Of these companies, 79 won the Troféu Transparência prize and 86 did not win. The data were collected through consultations with the financial statements and treated for descriptive statistical analysis and hypothesis testing. The research presented a result where the null hypothesis was not rejected, evidenced that there are no significant differences between companies that won the trophy or not.pt_BR
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