Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25520
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MaruskaAlvesPereira_tcc.pdf673,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepção dos acadêmicos de enfermagem da área materno infantil sobre o debriefing nas simulações
Autor(es): Pereira, Maruska Alves
Orientador(es): Ponce de Leon, Casandra Genoveva Rosales Martins
Assunto: Enfermagem
Enfermeiros - formação
Educação em saúde
Estudantes universitários - Enfermagem
Data de apresentação: 31-Ago-2018
Data de publicação: 5-Set-2020
Referência: PEREIRA, Maruska Alves. Percepção dos acadêmicos de enfermagem da área materno infantil sobre o debriefing nas simulações. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: INTRODUÇÃO: O Debriefing é um método em que discentes e docentes analisam a experiência clínica simulada, acarretando no desenvolvimento do raciocínio e consolidação dos saberes através de processos de aprendizagem reflexiva. OBJETIVO: Descrever a percepção de alunos de enfermagem acerca do debriefing da atividade de simulação materno-infantil, utilizando a Escala de Avaliação do Debriefing associado à Simulação – (EADaS) de origem Portuguesa. METODOLOGIA: Estudo transversal, com 77 alunos do curso de enfermagem da Universidade de Brasília – campus Ceilândia, todos do 7º semestre, regularmente matriculados, e que aceitaram participar voluntariamente da pesquisa. A coleta dos dados foi realizada no Laboratório de Habilidades e Simulação do Cuidado, entre agosto de 2017 e junho de 2018. Os estudantes vivenciaram a experiência da simulação realística em cenários validados por docentes da área materno infantil. Os participantes usaram a Escala EADaS para avaliar individualmente 34 aspectos relativos às suas experiências durante o Debriefing. Na análise dos dados foi utilizado o Índice de validade de conteúdo (IVC), e foi adotado o ponto de corte do IVC de 0,75. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética sob o CAAE: 55504716.7.0000.0030. RESULTADOS: As questões da escala EADaS envolvem os domínios psicossocial, afetivo e cognitivo. O valor baixo do IVC tanto nos alunos de 2017 (0,69) quanto nos alunos de 2018 (0,60) no domínio psicossocial revela a pouca percepção que esses estudantes possuem quanto ao seu crescimento pessoal no processo de formação em enfermagem. O IVC acima de 0,75 em ambas as turmas no domínio cognitivo demonstra que os acadêmicos conseguiram perceber durante o Debriefing a importância da experiência técnica simulada em uma prática real e futura da ação profissional. No aspecto afetivo, o IVC foi considerado baixíssimo (0,35) na turma de 2018, e 0,61 na turma de 2017. CONCLUSÃO: O processo ensino-aprendizagem é mediado por, além de variantes cognitivas, uma série de atributos ligados à emoção e à afetividade. O baixo índice de IVC no domínio afetivo em ambas as turmas revela certa fragilidade no desenvolvimento da metodologia da Simulação e especialmente no momento do Debriefing. Importante refletir sobre a importância do feedback, componente inerente ao Debriefing, de forma que se tenha o máximo de cuidado na linguagem corporal, não-verbal e paralinguagem. Mais estudos sobre este componente da Simulação materno infantil são necessários, inclusive refletindo a analisando práticas educativas inovadoras e libertadoras.
Resumén: INTRODUCCIÓN: El Debriefing es un método en que los discentes y los docentes analizan la experiencia clínica simulada, acarreando en el desarrollo del raciocinio y consolidación de los saberes a través de procesos de aprendizaje reflexivo. Para describir la percepción de los estudiantes de enfermería acerca de la puesta en común de la actividad de materno infantil de simulación utilizando la Escala de Clasificación Para reflexionar asociado con Simulación - (EADaS) de origen portugués. METODOLOGÍA: Estudio transversal, con 77 alumnos del curso de enfermería de la Universidad de Brasilia - campus Ceilândia, todos del 7º semestre, regularmente matriculados, y que aceptaron participar voluntariamente de la investigación. La recolección de los datos fue realizada en el Laboratorio de Habilidades y Simulación del Cuidado, entre agosto de 2017 y junio de 2018. Los estudiantes vivenciaron la experiencia de la simulación realista en escenarios validados por docentes del área materno infantil. Los participantes utilizaron la Escala EADaS para evaluar individualmente 34 aspectos relativos a sus experiencias durante el Debriefing. En el análisis de los datos se utilizó el Índice de validez de contenido (IVC), y se adoptó el punto de corte del IVC de 0,75. Este estudio fue aprobado por el Comité de Ética bajo el CAAE: 55504716.7.00.00.0030. RESULTADOS: Las cuestiones de la escala EADaS involucra los dominios psicosocial, afectivo y cognitivo. El valor bajo del IVC tanto en los alumnos de 2017 (0,69) como en los alumnos de 2018 (0,60) en el dominio psicosocial revela la escasa percepción que estos estudiantes poseen en cuanto a su crecimiento personal en el proceso de formación en enfermería. El IVC por encima de 0,75 en ambas clases en el dominio cognitivo demuestra que los académicos lograron percibir durante el Debriefing la importancia de la experiencia técnica simulada en una práctica real y futura de la acción profesional. En el aspecto afectivo, el IVC fue considerado bajísimo (0,35) en la clase de 2018, y 0,61 en la clase de 2017. CONCLUSIÓN: El proceso enseñanza-aprendizaje es mediado por, además de variantes cognitivas, una serie de atributos ligados a la emoción y la afectividad. El bajo índice de IVC en el ámbito afectivo en ambas clases revela cierta fragilidad en el desarrollo de la metodología de la Simulación y especialmente en el momento del Debriefing. Es importante reflexionar sobre la importancia del feedback, componente inherente al Debriefing, de forma que se tenga el máximo de cuidado en el lenguaje corporal, no verbal y paralenguaje. Más estudios sobre este componente de la Simulación materno infantil son necesarios, incluso reflejando a analizando prácticas educativas innovadoras y liberadoras.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.