Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25481
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PatriciaMoreriaAlvesDeSouza_tcc.pdf2,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A construção de Brasília em O Cruzeiro : fotografias de grandes reportagens propagantistas (1959-1960)
Autor(es): Souza, Patricia Moreira Alves de
Orientador(es): Klemi, Albene Miriam Menezes
Assunto: Brasília (DF) - construção
Propaganda
Imprensa e política
O Cruzeiro
Periódicos
Data de apresentação: 9-Dez-2019
Data de publicação: 27-Ago-2020
Referência: SOUZA, Patricia Moreira Alves de. A construção de Brasília em O Cruzeiro: fotografias de grandes reportagens propagantistas (1959-1960). 2019. v, 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O objetivo desse estudo é analisar como a Revista O Cruzeiro tratou o tema da construção de Brasília em algumas de suas edições, no período de 1959 a 1960. A revista, em consonância com o movimento de modernização da imprensa brasileira nos anos 1950, adotou uma forma vanguardista para noticiar a construção da nova Capital, utilizando-se tanto de texto de reportagens, como de fotografias, as quais corroboravam a propaganda positiva das metas do governo do então presidente Juscelino Kubitschek, que apresentava a construção de Brasília como um modelo de superação do atraso e da miséria do passado e, por conseguinte, da modernidade do país. Essas matérias constituídas pelo binômio texto-fotografia ajudaram a divulgar uma imagem de modernidade do país. Nossa hipótese é que houve um engajamento da revista na divulgação de um projeto político e simbólico do governo de JK, com o intuito de germinar e influenciar no imaginário social da nação aspectos de um discurso nacional- desenvolvimentista. Assim, pretende-se trazer à tona o artificio propagandista do fotojornalismo na construção de Brasília, que nas reportagens de O Cruzeiro expressa simbologia do poder e buscou influenciar o consenso social sobre a viabilidade de construção e transferência da nova capital. A abordagem do tema é de natureza qualitativa e assentada em bibliografia e matérias da revista em tela, selecionadas por amostragem pautada pela extensão das mesmas e repercussão dos respectivos exemplares à época, como, por exemplo, edições sobre a construção da Nova Capital, nos anos de 1959 e 1960, quando muitas das edificações estavam em fase de acabamento ou finalizadas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.