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Título: O uso das mídias sociais pelo webjornalismo no DF : um estudo de caso
Autor(es): Martins, Larissa da Rocha
Orientador(es): Silva, Márcio Bezerra da
Assunto: Web 2.0
Mídia social
Jornalismo eletrônico
Comunicação
Data de apresentação: 12-Jul-2017
Data de publicação: 27-Ago-2020
Referência: MARTINS, Larissa da Rocha. O uso das mídias sociais pelo webjornalismo no DF: um estudo de caso. 2017. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A pesquisa objetiva analisar o uso das mídias sociais disponibilizadas em um específico portal de notícias do Distrito Federal. Adota, como referencial teórico, discussões sobre comunicação, tecnologia da informação e comunicação, web e mídias sociais. Apresenta um percurso metodológico formalizado pelo método dedutivo e estudo de caso, pelas técnicas de pesquisa exploratória e bibliográfica, e pela abordagem de coleta de dados qualitativa, realizada a partir da aplicação de um questionário. Constata, de acordo com a análise das respostas coletadas, que o uso das mídias sociais, tanto pessoalmente, quanto profissionalmente, está concentrado no Facebook; as mídias sociais citadas foram o Facebook, o Twitter e o Instagram, aqui elencados em ordem de valoração e usadas nos prismas pessoal e profissional, além do SnapChat, citado no questionário como de uso apenas pessoal; que o foco de publicação está centrado em matérias jornalísticas, com destaque as notícias relevantes aos moradores do Distrito Federal; não existe uma (significativa) interação entre os jornalistas e os seguidores/fãs do webjornal G1DF, apesar de iniciativas como o crossmedia e o self vídeo, ainda aquém da proposta de participação/colaboração pressuposta pela web 2.0. Conclui-se que apesar da presença de mídias sócias, parece não haver uma sintonia entre os envolvidos com o portal de notícias, não é explorado o potencial das mídias sociais identificadas e não há uma verdadeira interação com o público, centrado apenas em uma espécie de replicação de conteúdos.
Abstract: The research aims to analyze the use of social media made available in a specific news portal of the Federal District. Adopts, as theoretical referential, discussions about communication, information technology and communication, web and social media. Presents a methodological course formalized by the deductive method and case study, by the exploratory and bibliographic research techniques, and by the qualitative data collection approach, carried out from the application of a questionnaire. Notes, according to the analysis of the answers collected, that the use of social media, both personally and professionally, is concentrated on Facebook; the social media cited were Facebook, Twitter and Instagram, here listed in order of valuation and used in personal and professional optics, in addition to SnapChat, cited in the questionnaire as only personal use; that the focus of publication is centered on journalistic matters, highlighting the news relevant to the residents of the Federal District; there is no (meaningful) interaction between journalists and followers/fans of the G1DF webjournal, despite initiatives such as crossmedia and self video, still below the participation/collaboration proposal presupposed by web 2.0. Concluded that despite the presence of social media, there seems to be no syntony between those involved with the news portal, the potential of the identified social media is not exploited and there is no real interaction with the public, focused only on a kind of content replication.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2017.
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