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dc.contributor.advisorCalmon, Paulo Carlos Du Pin-
dc.contributor.authorOliveira, Natália Sieiro-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Natália Sieiro. A relação entre Banco Central do Brasil e o Poder Legislativo: como ocorre a prestação de contas. 2018. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visa analisar como ocorre a prestação de contas do Banco Central do Brasil perante o Poder Legislativo, além de quão transparente a entidade é em sua tomada de decisão diante desse Poder, através de três aspectos principais. O primeiro deles versa sobre a CPI dos Bancos, encerrada em 1999, e quais ações foram tomadas em prol do aumento da prestação de contas do BACEN, e se essas foram profícuas ou não; o segundo aspecto trata do cumprimento do art. 9 § 5o da Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece que ocorrerão reuniões presenciais com o Presidente do Banco Central e o Parlamento em até noventa dias findo o semestre, para prestação de contas das políticas monetária, creditícia e cambial. Nesse sentido, também foi realizada análise de conteúdo das atas e notas taquigráficas das reuniões que ocorreram em cumprimento desse dispositivo, para assim avaliar, através da qualidade dos discursos dos parlamentares, se essas reuniões têm sido profícuas ou não; o terceiro e último aspecto versa sobre como ocorre a accountability perante o parlamento dos seguintes Bancos Centrais, tidos como mais transparentes do mundo em 2010: i. Riksbank Sueco; ii. Banco de Reservas da Nova Zelândia; iii. Banco Central da Hungria; iv. Banco Nacional da República Checa; v. Banco Central da Inglaterra; vi. Banco Central de Israel. E, a partir dessa análise, comparar a prestação de contas perante o Poder Legislativo desses órgãos com o do Brasil, e, assim, sugerir meios de tornar a accountability nesse país mais eficiente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBanco Central do Brasilpt_BR
dc.subject.keywordAccountabilitypt_BR
dc.subject.keywordLei de Responsabilidade Fiscal (LRF)pt_BR
dc.titleA relação entre Banco Central do Brasil e o Poder Legislativo : como ocorre a prestação de contaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-20T22:08:38Z-
dc.date.available2020-08-20T22:08:38Z-
dc.date.submitted2018-07-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25427-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The following article aims at how the Central Bank of Brazil accounts for the Legislative Power, and how transparent it is, in the taking of decisions before this Power, and its three main aspects. The first of them adresses about the Parliamentary Commission of Inquiry -PCI of Banks, concluded in 1999, and measures taken about the accountability of BACEN, and if they were fruitful or not. The second one adresses the fulfillment of art. 9 º § 5o of the Fiscal Responsibility Law, that says, meetings between the President of the Central Bank and the Parlament must happen in up to ninety days after the end of the semester, to be accountable for the monetary, credit and stock policy. Seen in this terms, it also took place the analyses of the content in the records of the meetings that took place in the compliance of the law, to evaluate through the congressmen speaches if the meeting have been productive or not. Third and last adresses about the accountability of the Central Banks - considered the most transparent, financially wise in 2010 - following countries: Sweden, New Zealand, Hungary, Czech, Englad and Israel before the Legislative Power. From this analysis, we can compare the accountability before the Legislative Power, from all the other Central Banks and Brazil, therefore, recommend new ways to make the accountability of Brazil more efficient.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



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