Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25360
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RafaelPeixotoAtaides_tcc.pdf1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Informações de imagens do satélite Pleiades estimam com precisão estoques de biomassa e o volume de madeira em área de cerrado sensu stricto?
Autor(es): Ataides, Rafael Peixoto
Orientador(es): Rezende, Alba Valéria
Coorientador(es): Matricardi, Eraldo Aparecido Trondoli
Assunto: Cerrado
Sensoriamento remoto
Biomassa
Data de apresentação: 10-Mai-2019
Data de publicação: 17-Ago-2020
Referência: ATAIDES, Rafael Peixoto. Informações de imagens do satélite Pleiades estimam com precisão estoques de biomassa e o volume de madeira em área de cerrado sensu stricto?. 2019. v, 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Considerando os desafios da ciência quanto a obtenção de estimativas precisas dos estoques da biomassa florestal em áreas nativas, a partir de métodos precisos e de baixo custo, estudos têm mostrado que o sensoriamento remoto pode ser uma bastante eficiente. Neste sentido, este estudo foi realizado com o objetivo de avaliar o uso de técnicas de sensoriamento remoto para estimar os estoques de biomassa e volume de madeira em área de cerrado sensu stricto. A área de estudo está localizada a Fazenda Água Limpa (FAL-UnB), em Brasília, DF. Para efeito de avaliação da técnica de sensoriamento remosto na estimativa dos estoques de volume e biomassa, foi utilizado um banco de dados de um inventário florestal realizado na área, em 2015, onde foram amostradas 18 parcelas de 0,1 hectares. No caso do sensoriamento remoto, foi testado uma imagem obtida pelo satélite Pleiades, de 2017, que apresenta resolução espacial de 0,50 m e 4 bandas espectrais. Foram calculadas as correlações entre os estoques de volume e biomassa gerados a partir dos dados do inventário florestal, com variáveis provenientes da imagem de satélite, ou seja: índices de vegetação NDVI e SR e reflectâncias espectrais na banda do azul, verde, vermelho e infravermelho próximo. As variáveis de sensoriamento remoto não apresentaram correlação significativa com o volume, nem tampouco a biomassa seca. Para a área de estudo, as estimativas de levantamento de campo foram bem superiores às estimativas por sensoriamento remoto.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Florestal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.