Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2528
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MiguelPortela_DanielPortela.pdf1,98 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Acessibilidade e o uso da biblioteca por usuários surdos : estudo de caso com estudantes surdos do Curso à Distância de Letras-Libras do pólo da Universidade de Brasília
Autor(es): Portela, Miguel Ângelo Bueno
Portela, Daniel Arcanjo Bueno
Orientador(es): Borges, Maria Alice Guimarães
Assunto: Sociedade da informação
Acesso à informação
Pessoas com deficiência auditiva
Bibliotecas
Estudantes deficientes
Data de apresentação: 7-Dez-2011
Data de publicação: 19-Jan-2012
Referência: PORTELA, Miguel Ângelo Bueno; PORTELA, Daniel Arcanjo Bueno. Acessibilidade e o uso da biblioteca por usuários surdos: estudo de caso com estudantes surdos do Curso à Distância de Letras-Libras do pólo da Universidade de Brasília. 2011. 154 f., il. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Aborda e investiga a questão da acessibilidade para Surdos e deficientes auditivos na biblioteca, com o objetivo de sugerir melhorias no acesso à informação para esse público e propiciar maior visibilidade as suas necessidades. A revisão de literatura traz as características da sociedade atual, a Sociedade da Informação e do Conhecimento, e o papel democratizador da biblioteca nesse contexto, de modo a ressaltar a importância de se pensar o acesso a todos os tipos de usuários. Conceitua termos relacionados ao tema, como ―pessoas com deficiência‖ e ―pessoas com necessidades especiais‖, por exemplo. Trata sobre a surdez e de temas relacionados, importantes para se entender o público pesquisado, discorrendo sobre a identidade e cultura Surdas, identificando o Surdo, o deficiente auditivo e suas principais dificuldades no acesso à informação. Discute-se, também, o conceito de acessibilidade e a necessidade de se compreendê-lo sob uma concepção mais ampla e inclusiva. Em seguida, apresenta as medidas de acessibilidade sugeridas pela literatura à biblioteca para adequação ao público surdo. As principais adequações apontadas foram: ambiente bem iluminado e sinalizado; acervo com mais recursos gráficos e materiais legendados textualmente e em Libras; funcionários capacitados em lidar com Surdos e deficientes auditivos, consciente dos aspectos da cultura Surda. Por outro lado, chama atenção para a questão da impraticabilidade em relação a adequações para acessibilidade, apresentando as restrições que podem dificultar ou impossibilitar adaptações. Apresenta um estudo de caso realizado com alunos Surdos do Curso à Distância de Licenciatura em Letras-Libras, pólo da Universidade de Brasília, compreendendo uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, utilizando-se a entrevista estruturada como instrumento de coleta de dados. A pesquisa exploratória tem como objetivo verificar se usuários Surdos de biblioteca têm dificuldades no uso da biblioteca e, caso possuam, identificar quais são elas, a fim de constatar se as dificuldades dos Surdos apontadas na literatura são identificadas no grupo pesquisado. Também busca verificar se tais dificuldades influenciam na freqüência com que esses usuários utilizam a biblioteca, a fim de saber se existe demanda do grupo pesquisado por medidas de acessibilidade e, em caso afirmativo, quais são elas. A amostra desta pesquisa compõe-se de 19 indivíduos Surdos, sendo 17 do Curso à Distância de Licenciatura em Letras-Libras pólo da Universidade de Brasília e dois indivíduos graduados no referido curso, sendo eles também Surdos. Conclui-se que o papel da biblioteca perante os usuários surdos é esforçar-se para a inclusão dos mesmos, a fim de se implantar as adequações necessárias, levando-se em conta a possibilidade de adaptação e as demandas desse usuário. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
It approaches and investigates the accessibility in libraries for deaf people, in order to suggest improvements in access to information for those users and provide greater visibility for their needs. The literature review brings the features of contemporary society, the Information and Knowledge Society, and discusses the democratizing role of the library in this context in order to emphasize the importance of considering access to all type of users. It presents concepts of terms related to the theme, such as ―people with disabilities‖ and ―people with special needs‖, for example. It explains about deafness and related issues that are important to understand the people surveyed, explaining about Deaf Culture and Identity. It also discusses the concept of accessibility and the need to understand it in a broader and more inclusive perspective. Then it identifies the Deaf, the hearing impaired and their main difficulties in accessing information. Then, it presents the accessibility measures suggested by the literature to adapt the library to people with hearing loss. The main adjustments identified were: well-lit and signposted environment; library with more graphics and subtitled materials, both closed captioned and in Libras (Brazilian Signal Language); staff trained in dealing with Deaf and hearing impaired, conscious aspects of Deaf culture. On the other hand, it calls attention for the question of impracticability in relation to adaptations for accessibility, with the restrictions that can hamper or prevent changes. It presents a case study conducted with Deaf students of Curso à Distância de Licenciatura em Letras-Libras da Universidade de Brasília. The case study is a qualitative and exploratory research, so data was collected by using a structured interview. This research aims to determine if Deaf people have any problem in using the library and, if they have, identify them, in order to determine whether the difficulties of the Deaf mentioned in the literature are identified in the studied group. It also intends analyzing whether these difficulties influence the frequency with which these users use the library in order to know if there is measures demand of accessibility for the group studied and, if so, what they are. The sample is composed of 19 deaf individuals, 17 from Curso de Licenciatura em Letras-Libras distance of the University of Brasilia and two individuals graduated in the same course. It is concluded that the role of the library in relation to these users is to strive their best to their inclusion, in order to implement the necessary adjustments, taking into account the possibility of adaptation and the demand for this user.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2011.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons