Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2527
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_EduardodaCunhaLamounierFdosSantos.pdf311,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Satisfação no trabalho e correlação com desempenho : um estudo no instituto do meio ambiente e dos recursos hídricos do Distrito Federal
Autor(es): Santos, Eduardo da Cunha Lamounier F. dos
Orientador(es): Coelho Junior, Francisco Antonio
Assunto: Satisfação no trabalho
Pessoal - avaliação
Data de apresentação: 18-Jul-2011
Data de publicação: 19-Jan-2012
Referência: SANTOS, Eduardo da Cunha Lamounier F. dos. Satisfação no trabalho e correlação com desempenho: um estudo no instituto do meio ambiente e dos recursos hídricos do Distrito Federal. 2011. 58 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo buscou identificar, empiricamente, as percepções de satisfação e de desempenho no trabalho dos servidores do IBRAM (Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal), propondo-se a verificar uma possível correlação entre as duas variáveis. Foi realizada uma revisão de literatura sobre ambos os temas, abordando os conceitos para as variáveis e o que interfere em sua percepção, concluindo-se que ambas são multidimensionais. Foi utilizada uma abordagem quantitativa para realização desta pesquisa descritiva e explicativa. Uma Escala de Satisfação no Trabalho – EST e uma Escala de Auto-Avaliação de Desempenho no Trabalho, devidamente validadas, foram aplicadas visando à coleta de dados. A pesquisa envolveu uma população de 386 servidores, uma amostra com 105 participantes e os dados obtidos foram analisados com o auxílio do aplicativo SPSS 17.0. Ao final, observou-se a existência de correlações fracas e moderadas entre dimensões da escala de satisfação no trabalho com dimensões da escala de desempenho no trabalho. Essa pesquisa apresentou, como principais contribuições, a releitura de um tema amplamente abordado – satisfação e desempenho no trabalho – e um apoio com o fornecimento de dados para o gerenciamento das políticas de gestão de pessoas no IBRAM.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2527
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.