Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2526
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JoseMarceloMacieldosSantos.pdf1,6 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Certificação ISO 14001 : um estudo de caso sobre a MBigucci Comércio e Empreendimentos Imobiliários Ltda
Autor(es): Santos, José Marcelo Maciel dos
Orientador(es): Pimenta, Fabrícia Faleiros
Assunto: Certificação ambiental
ISO 14001
Responsabilidade social da empresa
Gestão ambiental
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 19-Jan-2012
Referência: SANTOS, José Marcelo Maciel dos. Certificação ISO 14001: um estudo de caso sobre a MBigucci Comércio e Empreendimentos Imobiliários Ltda. 2011. 90 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A proposta deste trabalho é investigar se a Certificação ISO 14001 é percebida pela MBigucci Comércio e Empreendimentos Imobiliários Ltda como um diferencial em relação à concorrência capaz de influenciar na decisão de compra de potenciais clientes. A revisão bibliográfica consiste de um levantamento histórico dos impactos negativos sofridos pelo meio ambiente em razão do processo produtivo empresarial e das iniciativas tomadas para minimizar ou evitar tais impactos. Iniciativas essas que culminaram na elaboração de padrões e normas de proteção ambiental, tais como a ISO 14001. Normas que orientam a implantação de Sistemas de Gestão Ambiental nas empresas que, se em conformidade com aquelas, possibilitará a estas preitearem a Certificação ISO 14001 atestando que são ambientalmente responsáveis e adotam práticas sustentáveis em seu processo produtivo. A pesquisa revelou que apesar de a empresa acreditar que sua prática sustentável é um diferencial e tem potencial de atrair clientes, a certificação que atesta esse diferencial tem pouca influência na decisão de compra.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a Distância, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2526
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons