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Título: A produção de notícias no jornalismo empresarial : análise da Revista bb.com.você
Autor(es): Pessoa, Lílian Cursino
Orientador(es): Vidal, Delcia Maria de Mattos
Assunto: Comunicação empresarial
Jornalismo
Comunicação nas organizações
Banco do Brasil
Data de apresentação: 11-Jul-2011
Data de publicação: 19-Jan-2012
Referência: PESSOA, Lílian Cursino. A produção de notícias no jornalismo empresarial: análise da Revista bb.com.você. 2011. 91 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho procura oferecer um ponto de partida para a identificação de particularidades da produção de notícias no jornalismo empresarial voltado para o público interno. Essa produção ora se aproxima, ora se distancia do que determinam as teorias do jornalismo tradicional. O estudo foi feito por meio da análise de exemplares da revista interna do Banco do Brasil, a bb.com.você. Por esse motivo, também foram levados em consideração fundamentos da comunicação interna e teorias a respeito da produção de conteúdo em revistas. Assim, estabeleceram-se as bases para a comparação com o produto analisado. A conclusão foi que, diferentemente da prática jornalística comercial, o jornalismo empresarial não vivencia a tensão entre a busca pelo lucro e a prestação de serviço ao público. No entanto, lida com outras tensões e objetivos. Por esse motivo, apresenta valores-notícia próprios, que combinam-se a alguns valores tradicionais e excluem outros. Busca-se, assim, a produção de notícias que sejam relevantes para o público e cumpram sua função institucional. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study intends to offer a starting point for the identification of particularities of news production in organizational journalism for the internal public. That production sometimes approaches and sometimes distances from what is determined by journalism theories. The study was made by analysing copies of the internal magazine of Banco do Brasil, named bb.com.você. For that reason, theories about the production of content in magazines and fundamentals of internal communication where also considered. That way bases for comparison to the analysed product were established. The conclusion was that, unlike commercial journalism, organizational journalism does not experience the tension between the search for profit and the provision of public service, but deals with other tensions and objectives. Therefore, it presents its own news values, that combine to some tradicional news values and exclude others. That way, there is a search for making news that are interesting to the public and fulfill their institucional function.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2522
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