Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25183
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_BiancaLudgeroLimaDaSilva_tcc.pdf653,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Princípios da técnica do treinamento psicofísico no processo criativo da personagem Sônia no filme o O Ouro, O Ladrão e Sua Família
Autor(es): Silva, Bianca Ludgero Lima da
Orientador(es): Silva, Soraia Maria
Assunto: Interação - psicologia/teatro
Atores - treinamento
Cinema
Atores
Personagens - análise psicológica
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 30-Jul-2020
Referência: SILVA, Bianca Ludgero Lima da. Princípios da técnica do treinamento psicofísico no processo criativo da personagem Sônia no filme o O Ouro, O Ladrão e Sua Família. 2018. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo expor minhas experiências vivenciadas na graduação relacionadas com o método de teatro psicofísico do encenador polonês Jerzy Grotowski, metodologia denominada Teatro Pobre. Tive acesso a esse meio de trabalho através do projeto de extensão e ação contínua NUTRA (Núcleo de Trabalho do Ator), vinculado ao Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade de Brasília, ministrado pelos então mestrandos Paula Sallas e João Porto Dias e coordenado pela professora Doutora Rita de Almeida Castro. Dentro desse projeto foi possível me desenvolver como atriz fazendo uso de técnicas de treinamentos psicofísicos com base nos teatros antigos indianos, japoneses e helênicos, onde a dança e a pantomima dos rituais teatrais eram o núcleo de criação artística do ser humano, sendo o corpo criador de tudo. Por ter experimentado esse caminho psicofísico durante quase toda a minha graduação, inclusive, no processo criativo da minha personagem Sônia no filme O Ouro, O Ladrão E Sua Família – projeto resultante das disciplinas Diplomação I e II –, trago minha experiência nesse filme, relatando como foi levar os princípios do treinamento para o set de filmagens. Relaciono este trabalho também com outro processo criativo onde fiz uso do treinamento como pesquisa, denominado Canoa de Encantos – projeto aprovado pelo Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal, onde trabalhei em conjunto com o NUTRA. Têm-se aqui referências bibliográficas como o próprio Jerzy Grotowski e outros artistas, que também utilizaram e utilizam sua metodologia, como, por exemplo, Luíz Otávio Burnier, fundador do LUME (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP). Buscaram-se reflexões sobre a adaptação do método grotowskiano no cinema, dialogando principalmente com minha trajetória no NUTRA e também trazendo observações sobre o hibridismo de linguagens no desenvolvimento do filme nas disciplinas Diplomação I e Diplomação II no Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade de Brasília.
Abstract: The purpose of this study was to present my undergraduate experiences related to the psychophysical theater method of the Polish director Jerzy Grotowski, a methodology called Teatro Pobre. I had access to this means of work through the NUTRA project and continuous action, linked to the Department of Performing Arts of the Institute of Arts of the University of Brasilia, taught by the masters Paula Sallas and João Porto Dias and coordinated by Professor Rita de Almeida Castro. Within this project it was possible to develop myself as an actress using psychophysical training techniques based on the ancient Indian, Japanese and Hellenic theaters, where the dance and pantomime of theatrical rituals were the nucleus of artistic creation of the human being, being the creator body of everything. For having experienced this psychophysical pathway for almost all of my graduation, including in the creative process of my character Sonia in the film The Gold, The Thief and His Family – a project resulting from the Diplomacy I and II disciplines - I bring my experience in this film, as it was to take the principles of training to the set of filming. I relate this work also with another creative process where I used the training as a research, called Canoa de Encantos – a project approved by the Fund of Support to Culture of the Federal District, where I worked together with NUTRA. Bibliographical references such as Jerzy Grotowski and other artists have also been used and used, such as Luíz Otávio Burnier, founder of LUME (Interdisciplinary Nucleus of Theatrical Research of the State University of Campinas – UNICAMP). Reflections on the adaptation of the Grotowskian method in the cinema were discussed, mainly with my NUTRA trajectory and also with observations on the hybridization of languages in the development of the film in the disciplines Diplomation I and Diplomation II in the Department of Performing Arts of the Institute of Arts of the University of Brasilia.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.