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2019_ArthurSantanaBoaventura_MarinaDiasLima_tcc.pdf15,25 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorShimoishi, José Matsuo-
dc.contributor.authorBoaventura, Arthur Santana Rodrigues-
dc.contributor.authorLima, Marina Dias de-
dc.identifier.citationBOAVENTURA, Arthur Santana Rodrigues; LIMA, Marina Dias de. Medidas e dispositivos de engenharia para controle e moderação de tráfego quanto à velocidade da via: estudo de caso da zona 30 da Universidade de Brasília. 2019. x, 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.pt_BR
dc.description.abstractÉ de extrema importância conhecer os fatores que levam os condutores a ultrapassarem a velocidade estabelecida, tendo em vista que tais fatores podem estar relacionados, entre outros, à falta de sinalização do trecho e seus aspectos físicos e geométricos. O principal objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento das medidas e dispositivos de engenharia utilizados para a moderação de tráfego no que se refere ao controle de velocidade da via. Também, propor um modelo que minimize os riscos de acidentes e colabore com a observância do limite de velocidade na zona 30 situada na Universidade de Brasília (UnB). Para se alcançar os objetivos, foi utilizado um método investigativo baseado em pesquisa, estudo de caso e posteriores modelagens e simulação do perfil adotado como medida moderadora de tráfego e sua correlação com dados obtidos através de medições in loco. Além disso, realizou-se uma pesquisa exploratória quantitativa e qualitativa, na qual foi aplicado um questionário a fim de se obter informações sobre o conhecimento e satisfação dos usuários associados ao local de estudo. Foram obtidas 119 respostas, que permitiram definir o perfil desses usuários. Efetuado o estudo de caso e posterior construção de modelos, foi identificada como melhor alternativa a implementação de uma faixa de pedestre elevada como instrumento de controle de velocidade, proporcionado reduções de até 26,5%, a depender de seus padrões construtivos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEngenharia de tráfegopt_BR
dc.subject.keywordSegurança de trânsitopt_BR
dc.subject.keywordVelocidade - controlept_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB)pt_BR
dc.titleMedidas e dispositivos de engenharia para controle e moderação de tráfego quanto à velocidade da via: estudo de caso da zona 30 da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-30T12:44:39Z-
dc.date.available2020-07-30T12:44:39Z-
dc.date.submitted2019-01-24-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25164-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The objective of this work was to perform a study of the engineering measures and devices used for traffic moderation regarding speed control. Also, to propose a model that minimizes the risks of accidents and collaborates with the observance of the speed limit in zone 30, located in the University of Brasília (UnB). It is of extreme importance to identify the factors that lead the drivers to exceed the established speed, considering that such factors may be related, among others, to the lack of proper signalization of the stretch and its physical and geometrical aspects. In order to reach this objective, an investigative method based on research, case study and later modeling was used, as well as the simulation of the profile adopted as a traffic moderation measure and its correlation with data obtained through in loco measurements. In addition, a quantitative and qualitative exploratory research was carried out, in which a questionnaire was applied in order to obtain information about the knowledge and satisfaction of users associated with the study site. 119 responses were obtained, which allowed the profile users to be defined. After the case study and later model construction, the implementation of a raised crosswalk as a speed control instrument was identified as the best alternative, providing reductions up to 26,5%, depending on its construction standards.pt_BR
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