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Título: Marketing político e mídias digitais : um estudo sobre a influência das redes sociais na política brasileira
Autor(es): Lemos, Eduardo Meireles de Souza
Orientador(es): Dantas, Marcos Alberto
Assunto: Marketing na Internet
Redes sociais on-line
Mídia digital
Marketing político
Data de apresentação: 9-Dez-2019
Data de publicação: 29-Jul-2020
Referência: LEMOS, Eduardo Meireles de Souza. Marketing político e mídias digitais: um estudo sobre a influência das redes sociais na política brasileira. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este estudo analisou a maneira com que o planejamento de estratégia e a gestão de redes sociais de um parlamentar influenciam na sua atuação, de forma a evidenciar como as mídias digitais podem ser importantes ferramentas de influência na política brasileira. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório e abordagem quantitativa e qualitativa com uma amostra de 175 indivíduos identificados como eleitores no pleito de 2018. Também foi analisado o caso de um deputado federal, considerado referência entre seus pares no que tange ao uso de redes sociais em seu mandato, por meio de pesquisa qualitativa aplicada em entrevista com o próprio parlamentar e sua equipe. Os conceitos evidenciados na revisão teórica deste trabalho, relativos à marketing, marketing na administração pública, marketing digital, branding pessoal, redes sociais e marketing político foram comparados com os resultados das pesquisas aplicadas de forma a mostrar ao leitor as mais diferentes maneiras que o marketing político por meio de mídias digitais fortalecem o processo democrático e influenciam a cidadania. Desta forma, o estudo contém insumos para que qualquer indivíduo que tenha aspiração a um cargo eletivo saiba o que é essencial para construir sua estratégia de marketing e implementar corretamente os planos de ação necessários.
Abstract: This study analyzed how the performance of a Brazilian congressman was influenced by the strategy designed and used to manage his social media in order to highlight how they can be important tools in politics. An exploratory research with a quantitative and qualitative approach was carried out with a sample of 175 individuals identified as voters in the 2018 election. The case of a congressman considered a role model among his peers regarding the use of social networks in his term, through qualitative research applied via interview with the politician himself and his team. The concepts evidenced in the theoretical review of this work, related to marketing, public administration marketing, digital marketing, personal branding, social networking and political marketing were compared with the results of applied research in order to show the different ways that marketing through digital media strengthen the democratic process and influence citizenship. Thus, the study contains inputs so that anyone aspiring to an elected office knows what is essential to building their marketing strategy and properly implementing the necessary action plans.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
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