Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2507
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CelioDominguesLago.pdf321,2 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação da gestão por competência na administração pública
Autor(es): Lago, Célio Domingues
Orientador(es): Fiuza, Gisela Demo
Depieri, Magdalena Anunciatto
Assunto: Gestão por competências
Administração pública
Competências individuais
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 18-Jan-2012
Referência: LAGO, Célio Domingues. Aplicação da gestão por competência na administração pública. 2011. 27 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo relacionar as principais dificuldades na implantação da gestão por competência em uma instituição de controle, normas e fiscalização do setor financeiro e econômico vinculado à administração pública bem como pesquisar possíveis soluções. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a participação de 20 servidores que possuem relação direta com a implantação da gestão por competências na instituição. Quanto à metodologia, este estudo pode ser classificado, quanto aos fins, como um estudo exploratório e descritivo e, quanto aos meios, como um estudo de caso e documental. Foi utilizada uma análise de conteúdo clássica, privilegiando a repetição das respostas com todas as entrevistas juntas. Com base nas respostas dos participantes, observou-se existirem algumas dificuldades, como o rompimento, pelo menos parcial, com o modelo tradicional de administrar, além da burocracia e da hierarquia, muitas vezes engessada. Houve também, resistência em relação às mudanças por parte dos servidores mais antigos. Para superar as dificuldades, houve um trabalho de divulgação, conscientização, treinamento e incentivo à participação dos servidores e à alta direção. Ainda, baseados nas respostas dos participantes, foram relacionados os pontos que favoreceram a aplicação da gestão por competências e os principais resultados alcançados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2011. Curso de Graduação em Administração a Distância.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons