Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2505
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_GiseleAlvesFrancaSantos.pdf366,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Valores do trabalho e motivação : estudo aplicado em uma instituição financeira do segmento bancário estatal
Autor(es): Santos, Gisele Alves França
Orientador(es): Damasceno, Alice
Assunto: Motivação no trabalho
Administração de pessoal
Bancos
Data de apresentação: 9-Abr-2011
Data de publicação: 18-Jan-2012
Referência: SANTOS, Gisele Alves França. Valores do trabalho e motivação: estudo aplicado em uma instituição financeira do segmento bancário estatal. 2011. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi identificar, na percepção dos funcionários de uma instituição financeira do segmento bancário estatal, qual a relação entre os valores do trabalho e a motivação para o trabalho. A amostra foi composta de 130 indivíduos não ocupantes de cargo gerencial. Adotaram-se os conceitos relacionados a valores e tipos motivacionais propostos por Schwartz e confirmados por Porto e Tamayo (2003), e a Teoria da Expectância de Vroom, reafirmada nos estudos de Borges e Alves Filho (2001). Foram aplicados os questionários EVT – Escala de Valores Relativos ao Trabalho e o IMST – Inventário da Motivação e do Significado do Trabalho, com adaptações. Foram identificados e descritos, para a unidade organizacional estudada, o perfil motivacional no âmbito do trabalho e a hierarquia dos componentes da motivação. Os valores priorizados foram Estabilidade e Realização no trabalho. Os componentes motivacionais mais expressivos foram Autoexpressão e Independência/Recompensa econômica. Foi identificada a existência de correlação significativa entre os fatores dos valores do trabalho e os componentes da motivação. Os dados aferidos na pesquisa confirmam a dimensão motivacional existente nos valores.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons