Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25019
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JanayraDosSantosMeireles_tcc.pdf690,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A prática de educação ambiental na educação infantil de Brasiléia : um estudo de caso
Autor(es): Meireles, Janayra dos Santos
Orientador(es): Araújo, Raimundo Luiz Silva
Assunto: Educação infantil
Educação ambiental
Acre (AC)
Educação de crianças
Data de apresentação: 3-Dez-2018
Data de publicação: 29-Jul-2020
Referência: MEIRELES, Janayra dos Santos. A prática de educação ambiental na educação infantil de Brasiléia: um estudo de caso. 2018. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasiléia-AC, 2018.
Resumo: A educação ambiental pode ser definida como um processo que visa desenvolver uma população que seja consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas que lhe são associados, e que tenha conhecimentos, habilidades, atitudes, motivações e compromissos para trabalhar individual e coletivamente na busca de soluções para os problemas existentes e para a prevenção de novos. O trabalho da educação ambiental na educação infantil é importante, uma vez que uma das funções da escola é formar cidadãos críticos, na idade pré-escolar a criança está formando os seus valores e conceitos. Analisar como a educação ambiental é desenvolvida em uma escola de educação infantil localizada na cidade de Brasiléia-Ac foi uma maneira de poder ver como ela está sendo passada para as crianças. Através desta pesquisa percebe-se que a escola realiza educação ambiental com atividades que deram a possibilidade de enriquecimento e uma aprendizagem muito mais significativa, convidativa e satisfatória para as crianças, além disso desenvolveu um projeto ambiental que contou com a participação de toda a comunidade escolar.
Abstract: Environmental education can be defined as a process that aims to develop a population that is aware and concerned about the environment and the problems associated with it, and that has the knowledge, skills, attitudes, motivations and commitments to work individually and collectively in the search solutions to existing problems and to the prevention of new ones. The work of environmental education in early childhood education is important, since one of the functions of the school is to train critical citizens, in the preschool age the child is forming their values and concepts. Knowing how environmental education is developed in a kindergarten school located in the city of Brasiléia-Ac was a way to see how it is being passed on to the children. The school carries out environmental education with activities that gave the possibility of enrichment and a much more meaningful, inviting and satisfactory learning for the children, in addition it developed an environmental project that had the participation of the whole school community.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.