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Título: Indícios de validade e confiabilidade de um modelo de práticas de gestão de pessoas no serviço público
Autor(es): Fernandes, Ana Carolina Miyasaki
Orientador(es): Fiuza, Gisela Demo
Assunto: Gestão de pessoas
Serviço público
Condições de trabalho
Data de apresentação: 11-Dez-2019
Data de publicação: 29-Jul-2020
Referência: FERNANDES, Ana Carolina Miyasaki. Indícios de validade e confiabilidade de um modelo de práticas de gestão de pessoas no serviço público. 2019. 125 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A ideia de que pessoas são fundamentais em uma organização já é um consenso e as empresas, ao identificarem a relevância e o papel estratégico de seus recursos humanos, estão buscando cada vez mais adaptar e aprimorar práticas de Gestão de Pessoas (GP), alinhadas à estratégia organizacional, como forma de obter melhores resultados e promover maior bem-estar no ambiente de trabalho. No entanto, há uma lacuna na literatura no que tange a medidas de GP customizadas para o contexto do serviço público. Desse modo, esta pesquisa desenvolveu e buscou evidências de validade de uma Escala de Práticas de Gestão de Pessoas, denominada EPGP Pública, utilizando como lócus de estudo os servidores do Tribunal de Contas da União (TCU), situado em Brasília-DF. Além disso, esta pesquisa buscou identificar, a partir da escala validada, a percepção que os servidores do TCU possuem quanto às práticas de GP do órgão. Trata-se de um estudo de caráter descritivo e instrumental, de natureza multimétodo, que utilizou grupos focais e aplicação de questionários. Para análise dos dados, foram realizadas a Análise Fatorial Exploratória e a Análise Fatorial Confirmatória, por meio da Modelagem por Equações Estruturais. Os resultados desvelaram um modelo com 2 fatores para a EPGP Pública, que foram chamados de “Envolvimento” e “Condições de Trabalhos”, totalizando 19 itens, sendo 8 de “Envolvimento” e 11 de “Condições de Trabalho”, com bons índices de validade interna e confiabilidade, além de validade convergente e discriminante. A partir dos resultados obtidos, a EPGP Pública pode ser usada em modelos que testem as relações entre variáveis das áreas e Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional, além de servir como ferramenta diagnóstica para que gestores organizacionais identifiquem pontos críticos e implementem melhorias rumo a uma gestão com pessoas mais profícua e efetiva.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
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