Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2500
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_HugoLeonardoFerreira.pdf959,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão do fundo constitucional do Centro-Oeste : estudo da efetividade na cidade de Taguatinga - DF
Autor(es): Ferreira, Hugo Leonardo
Orientador(es): Teixeira, Tiago Conde
Assunto: Financiamento
Sociedades de crédito e financiamento
Finanças públicas
Administração pública
Pequenas e médias empresas
Data de apresentação: 9-Abr-2011
Data de publicação: 17-Jan-2012
Referência: FERREIRA, Hugo Leonardo. Gestão do fundo constitucional do Centro-Oeste: estudo da efetividade na cidade de Taguatinga - DF. 2011. 53 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho tem como fim entender os mecanismos de se conseguir financiamento com recursos do Estado, especificamente do Fundo Constitucional do Centro-Oeste - FCO, para fomentar as atividades das micro e pequenas empresas localizadas em uma região de Taguatinga-DF, observando o caráter da gestão desses recursos e avaliando a efetividade desta, e ainda o planejamento para esses repasses. Assim, entender como o Estado gere tais recursos para o desenvolvimento das regiões menos favorecidas, verificar como está sendo essa Gestão desses recursos públicos em razão do desenvolvimento planejado, comparar os resultados expressos pelos relatórios de divulgação com resultados obtido na pesquisa de campo com os micro e pequenos empresários da região, bem como avaliar os entraves do processo de conseguir esse financiamento e entendimento dessas finanças, formata o pano de fundo dessa monografia, a qual sem buscar culpados ou inocentes, pautou-se apenas em mostrar os fatos como o são. Portanto o questionário respondido demonstra claramente que os recursos do FCO disponibilizados e utilizados conforme a norma, geram os resultados esperados pelo governo, qual seja, o desenvolvimento regional. Porém, práticas fora dessa normalidade detectadas, demonstram a falta de controle do Estado na fiscalização, portanto, clarificando que os recursos do FCO não tem seus fins efetivados como se deve, em sua totalidade. Ainda, elencou-se as dificuldades encontradas pelas MPEs em conseguir O FCO. Busca-se aqui, sugerir possíveis mudanças na linha do FCO para que seu fim seja efetivo de forma que a região Centro-Oeste, representada pela cidade de Taguatinga nesta monografia, possa ter o desenvolvimento que merece.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.