Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2497
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_FredericoBorgesMachado.pdf1,31 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias-
dc.contributor.authorMachado, Frederico Borges-
dc.identifier.citationMACHADO, Frederico Borges. A biblioteca escolar em ebulição: o papel das atividades culturais em bibliotecas escolares. 2011. 71 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2011en
dc.description.abstractAs bibliotecas escolares se transformam ao longo de sua história assumindo novos papeis e novas responsabilidades. Atualmente instituições de reconhecimento nacional e internacional propõem diretrizes às bibliotecas escolares para que estas assumam sua responsabilidade na formação de cidadãos críticos, conscientes e efetivos usuários da informação. Tais objetivos demandam à biblioteca repensar seus serviços e oferecer serviços de atividades culturais como imprescindíveis ao cumprimento de seu papel. O presente trabalho de caráter exploratório busca, através da literatura existente, aprofundar a discussão sobre o papel das atividades culturais no êxito das bibliotecas escolares frente a sua finalidade dentro do sistema escolar. Utilizou-se questionário para coleta de dados a fim de confrontar os dados da realidade com a teoria da revisão de literatura. Observa-se na prática que as bibliotecas escolares pesquisadas estão distantes de cumprirem seu papel conforme as diretrizes estabelecidas, que não compreendem o papel e a importância das atividades culturais e que atuam isoladas perpetuando arcaicos valores e estereótipos. As bibliotecas escolares têm a possibilidade de contribuir imensamente com o sistema escolar e educacional, para isso é preciso que se criem fóruns e conferências, além da criação de cursos de atualização, maior envolvimento das faculdades de biblioteconomia e dos movimentos de representação profissional da categoria.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordBibliotecas escolaresen
dc.subject.keywordCulturaen
dc.titleA biblioteca escolar em ebulição : o papel das atividades culturais em bibliotecas escolaresen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2012-01-17T19:39:08Z-
dc.date.available2012-01-17T19:39:08Z-
dc.date.issued2012-01-17T19:39:08Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2497-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1The school libraries throughout history have changed itself, taking on new responsibilities and objectives. Current national and international institutions propose guidelines for school libraries to form responsible, conscientious citizens and information seekers. These goals require school libraries weigh about themselves. Cultural activities are essential for achieving their goals, so they have to think on their services and offer cultural activities such as school library services. The present work sought to verify the purpose of cultural activities in school libraries and how cultural activities assist school libraries in their goals. We performed a data collection, where the instrument used was a questionnaire with open, closed and multiple choices. It may be noted that in practice libraries are far from the goals set by the institutions. School libraries do not understand the cultural services and operate isolated from the school system, perpetuating stereotypes and archaic values. School libraries can greatly assist the school system, but this requires the creation of forums and conferences, and the creation of refresher courses, greater involvement of schools of library and professional representation of the movements of the category.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2497pt_BR
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons