Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2491
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Asa Norte_Ivy Jovita Shiratori.pdf228,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Revisão bibliográfica referente ao diagnóstico ambiental da sub-bacia hidrográfica Mestre D'Armas
Autor(es): Shiratori, Ivy Jovita
Orientador(es): Franco, Paulo Antonio David
Assunto: Águas subterrâneas
Água - consumo
Água - qualidade
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 17-Jan-2012
Referência: SHIRATORI, Ivy Jovita. Revisão bibliográfica referente ao diagnóstico ambiental da sub-bacia hidrográfica Mestre D'Armas. 2011. 35 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.
Resumo: A água é um bem fundamental para a vida. Por isso, seu uso deve ser feito com cautela. Porém, não é o que tem acontecido. O consumo exagerado da água, aliado ao uso e ocupação inadequados do território vem acarretando uma série de problemas ao aproveitamento de mananciais. Este trabalho teve como objetivo analisar a qualidade da água da sub-bacia do Ribeirão Mestre D’Armas, identificando e graduando os impactos antrópicos, utilizando por base três trabalhos. No estudo feito por Carvalho (2004), foram analisados seis parâmetros: fósforo total, turbidez, demanda química de oxigênio, oxigênio dissolvido, sólidos em suspensão e amônia em quatro áreas diferentes. Na avaliação feita por Fernandes (2007), foram analisados 14 pontos amostrais e utilizados 8 parâmetros: pH, condutividade elétrica, concentrações de oxigênio dissolvido, de oxigênio consumido, de sólido totais, análise de ortofosfato, de nitrogênio e íon amônio. No trabalho de Padovesi-Fonseca et al. (2010), foi feito um diagnóstico ambiental por meio de dois métodos: o primeiro com o uso de protocolo de avaliação rápida adaptado de Callisto et al. (2002), que avaliou as características de diferentes trechos da sub-bacia de acordo com o estado de conservação ou degradação do ambiente fluvial; e por meio de uma matriz, identificou e caracterizou os impactos observados, classificando a sub-bacia em três áreas: preservada, de transição e urbana. Da análise dos três trabalhos resultou na demonstração que o crescimento da área urbana afeta negativamente a qualidade da água, assim com as atividades agropecuárias, a construção desenfreada de poços artesianos prejudica os mananciais, com a alteração do lençol freático. Concluiu-se, demonstrando a importância de se fazer um planejamento urbano, melhorias nos procedimentos agropecuários, o controle da extração e uso das águas; a implantação de tratamento de esgoto.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons