Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24903
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AnaLuizaLimaSilva_tcc.pdf390,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino de artes nas séries iniciais do ensino fundamental : perspectivas sob a análise das produções do Profartes
Autor(es): Silva, Ana Luiza Lima
Orientador(es): Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade
Assunto: Ensino fundamental
Arte - estudo e ensino
Professores de arte
Professores - formação continuada
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: 13-Dez-2019
Data de publicação: 28-Jul-2020
Referência: SILVA, Ana Luiza Lima. O ensino de artes nas séries iniciais do ensino fundamental: perspectivas sob a análise das produções do Profartes. 2019. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A presente pesquisa buscou investigar o quadro do ensino de Artes nas séries iniciais do Ensino Fundamental, em escolas públicas da rede de ensino do Distrito Federal. O objetivo principal deste trabalho consistiu em compreender a organização do trabalho pedagógico para o ensino de artes neste contexto, bem como sua relevância e contribuição para o processo de ensino e aprendizagem dos educandos envolvidos, a partir da análise das produções finais do Programa de Mestrado Profissional em Artes- Profartes dos ingressantes das turmas de 2014 e 2016. A pesquisa foi realizada com base na metodologia análise documental, sendo analisadas as produções científicas finais produzidas pelos mestrandos do programa, docentes em formação continuada, propiciada através deste. O Profartes é um programa de mestrado profissional que atende professores de artes da rede pública de ensino do Brasil. Como fundamentação desta pesquisa, utilizaram-se autores e pesquisadores que conceituam, esboçam e refletem acerca da educação em arte, das bases teóricas que a tornam viável, bem como de práticas pedagógicas e perspectivas que possibilitam o ensino e aprendizagem artística. Tem-se como questão norteadora: como se dá a organização do trabalho pedagógico para o ensino de artes e qual a sua importância para o processo de formação discente? Escolheram-se trabalhos apenas da Universidade de Brasília, já que as pesquisas, realizadas no âmbito desta instituição, haviam sido concretizadas a partir da realidade do campo de escolas públicas do Distrito Federal. Ao término desta pesquisa, fez-se possível a compreensão das perspectivas e organização do trabalho pedagógico para o ensino de artes, a importância da formação continuada dos docentes envolvidos, bem como o impacto e relevância desses aspectos e das artes na formação discente.
Abstract: This research investigated the teaching of the arts in the first grades of elementary school, in the state education system of the Federal District. The main objective of this undergraduate work was to understand the organization of pedagogical work for the teaching of the arts in this context and its relevance and contribution to the teaching-learning process of students from the analysis of the Professional Master in Arts - Teachers of the newcomers in the class of 2014 and 2016. The research was carried out in the metrology of documental analysis and final scientific productions carried out by the master's degree program, with teachers in continuous training. Profartes is a Professional Master's Program that brings together art teachers in public schools in Brazil. To substantiate this research, were used authors who study, speak and write about artistic education were used their theoretical bases, their pedagogical practices and the perspectives that make possible the teaching-learning process of art. This work has as its guiding question: how is the organization of pedagogical work for the teaching of the arts and its importance for the student's learning process? Only works from the University of Brasilia were chosen, since these works were made in this institution and in the state schools of the Federal District. On the conclusion of this research it was possible to think about the organization of pedagogical work for the teaching of the arts, the importance of continued training of teachers and the potential impacts of these points and the arts in the training of teachers.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.