Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24806
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_NathaliaLimaAguiar_tcc.pdf1,4 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLeite, Cristina Maria Costa-
dc.contributor.authorAguiar, Nathália Lima-
dc.identifier.citationAGUIAR, Nathália Lima. A importância do lúdico nos anos iniciais. 2018. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta um breve estudo sobre a relevância do lúdico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa que relaciona teoria e prática, a fim de compreender a relação entre a aprendizagem, o desenvolvimento e as brincadeiras. O estudo está pautado pela discussão dos autores (Montessori, Vygotsky, Piaget, Kishimoto, Zatz, Brougere, Almeida, Miranda e Muniz). Assim, busca-se apresentar a relevância da ludicidade no ensino de matemática, geografia e português, uma vez que essas áreas apresentam importantes contribuições ao desenvolvimento da criança, notadamente no que se refere à expansão da percepção espacial resolução de atividades diárias, comunicação, entre outros aspectos. Nesse contexto, analisa-se, também, a importância do desenho no processo de desenvolvimento infantil, sua relação com as brincadeiras e sua influência no processo de ensino aprendizagem. Desse modo, esta pesquisa de base qualiquantitativa, realizada a partir de observação participante em sala de aula montessoriana e entrevista semi estruturada com a professora regente, atestou que o lúdico tem o potencial de contribuir significativamente para o processo de ensino aprendizagem, que as crianças por meio das atividades propostas, sentiram-se entusiasmadas e com maior interesse pelos conteúdos trabalhados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAtividades lúdicaspt_BR
dc.subject.keywordLudicidadept_BR
dc.subject.keywordBrincadeiraspt_BR
dc.subject.keywordMontessori, Método de educaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleA importância do lúdico nos anos iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-27T11:01:40Z-
dc.date.available2020-07-27T11:01:40Z-
dc.date.submitted2018-12-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24806-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work presents a brief study on the relevance of playfulness in the initial years of Elementary School. It is a research that relates theory and practice in order to understand the relationship between learning, development and play. For this, preference is given to the Montessori method, guided by the authors' discussion (Montessori, Vygotsky, Piaget, Kishimoto, Zatz, Brougere, Almeida, Miranda and Muniz). Thus, it is sought to present the relevance of playfulness in the teaching of mathematics, geography and Portuguese, since these areas present important contributions to the child's development, notoriously regarding the expansion of the spatial perception resolution of daily activities, communication, between other aspects. In this context, it is also analyzed the importance of drawing in the process of child development, its relation to play and its influence in the process of teaching learning. Thus, this qualitative research based on participant observation in a Montessor classroom and a semi structured interview with the teacher regent, showed that the play has the potential to contribute significantly to the process of teaching learning, which children by through the activities proposed, felt enthusiastic and with greater interest in the contents worked.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.