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Título: A construção da leitura e da escrita no processo de alfabetização de uma escola montessoriana do Distrito Federal
Autor(es): Freitas, Marcella Scalco Domingues de
Orientador(es): Queiroz, Norma Lucia Neris de
Assunto: Prática de ensino
Alfabetização
Educação de crianças
Data de apresentação: 14-Jul-2011
Data de publicação: 15-Jan-2012
Referência: FREITAS, Marcella Scalco Domingues de. A construção da leitura e da escrita no processo de alfabetização de uma escola montessoriana do Distrito Federal. 2011. 73 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo busca analisar a construção da leitura e da escrita em turmas de alfabetização de uma escola montessoriana do Distrito Federal trazendo a tona uma metodologia de ensino diferenciado, preconizado por Maria Montessori que conseguiu pensar uma metodologia de ensino, na qual a criança pequena ocupava o centro e era o principal agente da aprendizagem. Para discutir essa temática, elegemos como objetivo geral: analisar a construção da leitura e da escrita no processo de alfabetização de duas turmas em uma escola da rede particular de ensino que adota princípios da educação montessoriana no Distrito Federal e como objetivos específicos: descrever a proposta pedagógica da instituição investigada; identificar os recursos didáticos previstos pela educação montessoriana para o aprendizado da leitura e da escrita dos alunos em processo de alfabetização; descrever as estratégias utilizadas pelas professoras nas atividades de leitura e escrita; analisar facilidades e dificuldades oferecidas pela educação montessoriana para uma aprendizagem significativa dos alunos em processo de alfabetização e analisar com as professoras envolvidas no estudo que razões a educação montessoriana não foi aplicada ao sistema público de ensino do Distrito Federal. Para fundamentar a nossa análise de dados construímos o referencial teórico a partir dos autores Montessori (1965), Pujol-Busquets (2003), Pollard (1990), Montessori Jr. ([19--?]), entre outros, que se referem ao sistema Montessoriano para uma compreensão do trabalho realizado. Para a construção de dados, utilizamos a pesquisa qualitativa em uma escola da rede particular de ensino que adota os princípios e metodologia Montessoriana e como instrumentos, a observação participante na sala de aula e a realização de entrevista semi-estruturada com três professoras participantes. A análise dos dados a discussão dos resultados foram realizadas a partir de quatro categorias: o que pensam as professoras sobre a proposta pedagógica da escola investigada; o processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita na educação montessoriana; estratégias de trabalho das professoras na perspectiva da Alfabetização e letramento e dificuldades de implantanção da educação Montessoriana na rede pública de ensino do Distrito Federal segundo as professoras. Os resultados evidenciaram que as professoras conhecem o método com o qual trabalham, mas em sua prática pedagógica não se prendem somente a ele, pois o mais importante para elas é reinventar o ensino-aprendizagem; para atingir as demandas dos dias de hoje, as professoras recriam sua prática pedagógica alfabetizadora numa perspectiva do letramento; as professoras pensam positivamente a respeito da proposta pedagógica da escola; são muitos e variados os materiais montessorianos para o aprendizado da leitura e da escrita, entretanto as professoras criam novos materiais pedagógicos sempre que necessário; o processo de ensino-aprendizagem não oferece grandes dificuldades, uma vez que os alunos têm seu ritmo de aprendizagem respeitado; a metodologia montessoriana não é aplicada nas escolas públicas do Distrito Federal, segundo as professoras, provavelmente pela falta de investimentos na educação pública. Concluimos que a construção da leitura e da escrita a partir do método Montessori se dá de forma rica, a partir de incentivos do material e das próprias professoras.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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