Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24716
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LazaroRennanDeSousaViana_tcc.pdf1,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Implementação de gestão de riscos no setor público : um estudo de caso em um órgão federal
Autor(es): Viana, Lázaro Rennan de Sousa
Orientador(es): Santos, Rildo Ribeiro dos
Assunto: Gestão de riscos
Setor público
Governança corporativa
Data de apresentação: 11-Dez-2019
Data de publicação: 24-Jul-2020
Referência: VIANA, Lázaro Rennan de Sousa. Implementação de gestão de riscos no setor público: um estudo de caso em um órgão federal. 2019. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise de implementação de um sistema de gestão de riscos em um órgão público federal. A partir da observação da crescente atenção dispensada à gestão de riscos no setor público no Brasil, com a manifestação de órgãos públicos e privados a recorrentemente tratar o tema, verificou-se a oportunidade de contribuir com o tema desta pesquisa, que tem cunho descritivo e é caracterizada como estudo de caso único. Foram elencadas referências de destaque nacional e internacional de modelos de gestão de riscos, e a partir destas, foi construído um instrumento de análise documental, por meio do qual foram investigados os documentos que perpassam o projeto no órgão estudado a fim de averiguar pontos de sucesso e desafios encontrados durante a implantação do sistema de gestão de riscos. Foram percebidos pontos de sucesso na adequação à norma ABNT NBR 31000:2018, no desenvolvimento de controles para detecção de fraudes e na definição clara de papéis e responsabilidades na equipe, com a devida capacitação dada. Os desafios foram identificados como a celeridade na identificação, análise e avaliação do risco, a comunicação com a alta gestão do órgão e a limitação do uso de ciência de dados.
Abstract: The study presents an analysis of implementation of a risk management system in a federal public agency. Considering the growing attention that has been given to the subject of risk management in public sector in Brazil, along with the manifestation of public and private organizations recurrently addressing the theme, there was an opportunity to contribute to the area through this research, which is a descriptive single case of study. References of national and international risk management models were listed and, from these, an instrument for documental analysis was built. This one was used to investigate the documents that registered the implementation of the risk management project, in order to find out points of success and challenges to the project. Success points were seen in the adequacy of the project to the norm ABNT NBR 31000:2018, in developing controls to detect frauds, and in the clear definition of roles and responsibilities within the team, with the due training provided. The challenges were identified as the agility in the identification, analysis and evaluation of the risk, the communication with the high management board of the organization and the limitation in use of data science.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.