Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2471
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_PedroNevesGoncalvesFrancodeCarvalho.pdf437,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Tudo que você podia ser
Outros títulos: Tudo que você podia ser : o potencial criador desperdiçado pela escola
Autor(es): Carvalho, Pedro Neves Gonçalves Franco de
Orientador(es): Pederiva, Patrícia Lima Martins
Assunto: Educação
Sistemas de ensino
Crianças - formação
Criatividade
Criação (Literária, artística, etc.)
Data de apresentação: 15-Jul-2011
Data de publicação: 15-Jan-2012
Referência: CARVALHO, Pedro Neves Gonçalves Franco de. Tudo que você podia ser. 2011. 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo defender a ideia de que a escola, nos seus moldes atuais, tem abortado o potencial criador dos alunos. Primeiramente será apresentada a importância da criação na formação humana. Para corroborar com tal ideia, diversos autores serão citados, dentre eles – e com especial enfoque –, Vigotski. Em seguida, um levantamento histórico da escola é feito, com o intuito de demonstrar em quais bases está alicerçada o atual sistema educacional vigente em praticamente todo o mundo. O autor deste trabalho tem especial interesse pelo tema apresentado por sentir-se de certa maneira bastante prejudicado pelas ações negativas da escola, uma vez que esta não deu a ele espaço para explorar todo o seu potencial criador. Para ilustrar tal contexto, um breve memorial escolar será apresentado no início do trabalho. Pretende-se acrescentar a uma discussão, não necessariamente recente, mas que volta a tona com especial força, sobre a importância da escola constantemente rever suas práticas e intenções, buscando renovar-se. Isso devido ao fato de que a atual conjuntura do cenário mundial requer uma nova postura frente aos desafios que se levantam e a escola precisa estar pronta para educar pessoas que possam viver de maneira integral o potencial que têm dentro de si. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The following study has as main goal to support the idea that school, in its current shape, has been killing students’ creativity. First the importance of the creative process in human development will be presented. To support this, ideas of several authors will be explored, with special attention to Vygotsky. Next, a historical background of school, as an institution, will show foundation of the current educational system throughout the world. What motivated this discussion is the fact that the author feels that he has, in certain ways, been injured by the negative aspects of school, for it nothing being able to successfully leave space for him to express his creativity. To illustrate this, a brief memorial of his experiences in school will be presented at the beginning. The study wishes to add to a, not necessarily new but more than ever modern, discussion on importance of the school constantly reviewing its practices and intentions, aiming to renew itself. This do to the fact that we live in a world that requires from us a new posture in face of the new challenges that rise and school has to be able to education people that will be ready to be all they can be.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons