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dc.contributor.advisorBarbosa, Etienne Baldez Louzada-
dc.contributor.authorMendonça, Luana Tiussi de-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Luana Tiussi de.Nas páginas do jornal “Correio Braziliense”: os espaços de contação de história (DF/2019). 2019. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractDurante a vivência em uma instituição privada de Educação Infantil, ao longo dos últimos três anos, foi possível observar os momentos em que as professoras lançavam mão da literatura infantil, junto às crianças. Em paralelo, as discussões nas disciplinas do curso de Pedagogia, da Universidade de Brasília, oportunizaram um diálogo com as práticas de contação de história. Do cotejamento entre a formação acadêmica e a prática profissional surgiu a pergunta que deu origem a este trabalho: que lugares comparecem como espaços de contação de história no Distrito Federal, pelas páginas do jornal Correio Braziliense? Na busca pela resposta, fundamentou-se as discussões teóricas nos estudos de Abramovich (1995), Ostetto (2016), Coelho (1999) e Busatto (2012), por permitirem uma contextualização histórica sobre o tema, bem como o vislumbre do papel que o professor desenvolve e as técnicas e recursos que auxiliam na contação de história. A pesquisa considera a discussão legal sobre a prática docente à luz da contação de história e utiliza o acervo da Biblioteca Nacional, em específico a Hemeroteca Digital, na consulta do jornal Correio Braziliense, onde os principais locais identificados foram os shoppings, Pátio Brasil Shopping, Boulevard Shopping e Terraço Shopping. No esforço de elucidar um pouco mais a relação entre educadores e a contação de história, foi aplicada uma entrevista com professoras de uma instituição privada de Educação Infantil.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordContação de históriaspt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordEducação - espaços não formaispt_BR
dc.subject.keywordCorreio Braziliense (Jornal)pt_BR
dc.titleNas páginas do jornal “Correio Braziliense” : os espaços de contação de história (DF/2019)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-24T11:18:35Z-
dc.date.available2020-07-24T11:18:35Z-
dc.date.submitted2019-09-06-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24708-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1During the experience in a private early childhood education institution, over the last three years, it was possible to observe the times when teachers used children's literature with children. At the same time, discussions in the disciplines of the Pedagogy course at the University of Brasilia provided a dialogue with storytelling practices. From the comparison between academic education and professional practice, emerged the question that originated this work: which places appear as spaces for storytelling in the Federal District, through the pages of the newspaper Correio Braziliense? In the search for the answer, we based on the theoretical discussions in the studies by Abramovich (1995), Ostetto (2016), Coelho (1999) and Busatto (2012), for allowing a historical contextualization on the subject, as well as a glimpse of the role that the teacher develops and techniques and resources that assist in storytelling. The research considers the legal discussion about teaching practice in the light of storytelling and uses the collection of the National Library, specifically the Digital Hemeroteca, in the consultation of the newspaper Correio Braziliense. Where the main identified sites were the malls, Pátio Brasil Shopping, Boulevard Shopping and Terraço Shopping. In an effort to further clarify the relationship between educators and storytelling, an interview was conducted with teachers from a private early childhood education institution.pt_BR
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