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dc.contributor.advisorMoreira, Ana Maria de Albuquerque-
dc.contributor.authorAlmeida, Beatriz da Costa-
dc.identifier.citationALMEIDA, Beatriz da Costa. As avaliações em larga escala na perspectiva das famílias : um estudo em escolas públicas do Distrito Federal. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo apresentar os resultados encontrados na pesquisa sobre a perspectiva das famílias sobre as avaliações em larga escala das quais as escolas participam. Tais avaliações foram selecionadas por constituírem políticas definidas em âmbito nacional e que, ao serem implementadas em âmbito local, recebem uma interpretação própria por parte dos distintos atores na realidade escolar dependendo de como ocorre a comunicação entre a escola-família. A família é uma parte muito importante no processo educativo do estudante; por isso a forma como compreende a política de avaliação em larga escala é uma questão que necessita de ser investigada. Com esse propósito, esta pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, com a utilização de entrevistas semi-estruturadas aplicadas aos gestores e familiares em quatro escolas de da rede pública do Distrito Federal, que atendem as etapas do ensino fundamental e ensino médio. Características como localização em regiões administrativas distintas, nível socioeconômico da escola e a complexidade da gestão foram consideradas para a seleção das escolas. Nos resultados, destaca-se que as famílias nas escolas investigadas mostraram conhecimento considerado superficial sobre as avaliações, quais os impactos dessas avaliações para a escola e para a formação dos estudantes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação educacionalpt_BR
dc.subject.keywordAvaliação institucional - escolapt_BR
dc.subject.keywordFamília e escolapt_BR
dc.subject.keywordGestão escolarpt_BR
dc.titleAs avaliações em larga escala na perspectiva das famílias : um estudo em escolas públicas do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-24T11:00:02Z-
dc.date.available2020-07-24T11:00:02Z-
dc.date.submitted2019-12-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24703-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work aims to present the results found in the research on the perspective of families on the large-scale evaluations in which schools participate. Such evaluations were selected because they are policies defined at the national level and which, when implemented at the local level, receive their own interpretation by the different actors in the school reality depending on how communication takes place between the school-family. The family is a very important part of the student's educational process; therefore, the way in which it understands the large-scale evaluation policy is an issue that needs to be investigated. For this purpose, this research was developed through a qualitative approach, with the use of semi-structured interviews applied to managers and family members in four public schools in the Federal District, which attend the stages of elementary and high school. Characteristics such as location in different administrative regions, socioeconomic level of the school and the complexity of management were considered for the selection of schools. In the results, it stands out that the families in the investigated schools showed knowledge considered superficial about the evaluations, what are the impacts of these evaluations for the school and for the training of students.pt_BR
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