Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24695
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MarisaDeOliveiraSampaio_tcc.pdf2,54 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSá, Antônio Villar Marques de-
dc.contributor.authorSampaio, Marisa de Oliveira-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Marisa de Oliveira. As contribuições dos jogos e brincadeiras cooperativos para a formação de crianças na pré-escola. 2019. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho procura compreender quais são as contribuições que os jogos e as brincadeiras, cooperativos, podem trazer para a formação de crianças que cursam a pré-escola, bem como, a percepção que as crianças têm desses jogos e brincadeiras. Em um mundo cada vez mais competitivo e individualista, é importante contemplar a cooperação para que valores como inclusão, respeito, união e paz façam parte do cotidiano do ser humano. A partir de alternativas de jogos e brincadeiras, que abranjam não só os competitivos, mas também os cooperativos, pode-se proporcionar a essas crianças uma educação para a paz. Por isso, através de uma metodologia de cunho qualitativo, que considera as particularidades e as contribuições de cada participante, foram levados brincadeiras e jogos cooperativos para uma turma de 21 crianças do 2º período da Educação Infantil de uma escola pública, localizada na Asa Norte, Brasília, Distrito Federal. O referencial teórico complementa a pesquisa ao explicitar os benefícios da cooperação, dos jogos e das brincadeiras durante a infância. Autores como Almeida (2010), Brotto (1997), Brougère (2008), Huizinga (2010), Kamii (2009), Kishimoto (2003), Sá (2013) e Soler (2011) foram essenciais para o desenvolvimento e fundamentação teórica do trabalho. De acordo com os resultados apresentados, nota-se que as brincadeiras e os jogos cooperativos podem ser fundamentais para desenvolver valores, habilidades de coordenação motora e socialização.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordJogos cooperativospt_BR
dc.subject.keywordBrincadeiraspt_BR
dc.subject.keywordInfânciapt_BR
dc.subject.keywordEducação para a pazpt_BR
dc.titleAs contribuições dos jogos e brincadeiras cooperativos para a formação de crianças na pré-escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-23T23:24:25Z-
dc.date.available2020-07-23T23:24:25Z-
dc.date.submitted2019-06-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24695-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This paper points out the contributions that games and pranks, cooperatives, can bring to the formation of children who attend preschool. In an increasingly competitive and individualistic world, it is important to contemplate the cooperation, so that values such as inclusion, respect, unity and peace are part of the daily life of the human being. From games and play alternatives, which cover not only the competitive ones, but also the cooperatives can provide these children with an education for peace. Therefore, through a qualitative methodology, which considers the particularities and contributions of each participant, play and cooperative games were taken for a class of 21 children from the 2º period of early childhood education of a public school, located in Asa Norte, Brasília, Distrito Federal. The theoretical framework complements the research by explaining the benefits of cooperation, games and pranks during childhood. Authors such as Almeida (2010), Brotto (1997), Brougère (2008), Huizinga (2010), Kamii (2009), Kishimoto (2003), Sá (2013) and Soler (2011) were fundamental for the development and theoretical foundations of the work. According to the results presented, it is noted that pranks and cooperative games can be instrumental in developing values, motor coordination and socialization skills.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.