Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24687
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_BarbaraCunhaDaPaz_tcc.pdf1,26 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão de processos como ferramenta para o aprimoramento da gestão pública : estudo de caso da implantação em uma organização pública do Poder Judiciário
Autor(es): Paz, Bárbara Cunha da
Orientador(es): Bermejo, Paulo Henrique de Souza
Assunto: Administração pública
Gestão de processos
Poder Judiciário
Data de apresentação: 6-Dez-2019
Data de publicação: 23-Jul-2020
Referência: PAZ, Bárbara Cunha da. Gestão de processos como ferramenta para o aprimoramento da gestão pública: estudo de caso da implantação em uma organização pública do Poder Judiciário. 2019. 156 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este estudo tem como objetivo avaliar a implantação da gestão de processos em uma organização pública federal do Poder Judiciário, tendo em vista que uma parte expressiva das iniciativas de Gestão de Processos de Negócios no setor público falham devido às lacunas durante a implementação e que a avaliação do estado atual da implantação nas organizações permite identificar pontos fortes e fraquezas, bem como desenvolver melhorias às instituições. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quali-quantitativa, a partir de um estudo de caso único em um órgão público do Poder Judiciário. Para análise dos dados qualitativos - entrevistas não estruturadas com a coordenadora do Escritório de Processos Organizacionais e lideranças de três setores, bem como documentos relacionados à implantação da ferramenta no órgão - foi realizada uma análise de conteúdo explicitante, de forma que a experiência do órgão com o gerenciamento de processos fosse descrita e interpretada. Para análise quantitativa do questionário do modelo avaliativo, foi realizada estatística descritiva. Dentre os resultados encontrados, destacam-se os fatores críticos para sucesso da implementação da gestão de processos na organização analisada, as contribuições para a gestão e as barreiras/limitações encontradas, relacionadas à cultura organizacional e à estrutura atual do Escritório de Processos Organizacionais.
Abstract: This study aims to evaluate the implantation of process management in a federal public organization of the judiciary, given that a significant part of Business Process Management (BPM) initiatives in the public sector fail due to gaps during implementation and that the assessment of the current state of implantation in organizations allows us to identify strengths and weaknesses, as well as to develop improvements to institutions. This is a descriptive research, with quali-quantitative approach, from a single case study in a public body of the judiciary. For analysis of qualitative data - unstructured interviews with the coordinator of the BPM center of excellence and the leaders of three sectors, as well the documents related to the implantation of the tool in the agency - an explanatory content analysis was performed, so that the agency's experience with management processes were described and interpreted. For quantitative analysis of the evaluation model questionnaire, descriptive statistics was performed. Among the results found, we highlight the critical factors for the successful implementation of process management in the analyzed organization, the contributions to management and the barriers / limitations encountered, related to the organizational culture and the current structure of the Business Process Office.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.