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Título: O papel do e-book reader no presente e no futuro das bibliotecas
Autor(es): Silva, Vinícius Farias da
Orientador(es): Brito, Marcilio de
Assunto: Suportes informacionais
Livros eletrônicos
Ciência da informação
Bibliotecas
Data de apresentação: 8-Fev-2011
Data de publicação: 13-Jan-2012
Referência: SILVA, Vinícius Farias da. O papel do e-book reader no presente e no futuro das bibliotecas. 2011. 120 f., il. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esta pesquisa busca analisar, por meio do estudo de caso do Kindle, da Amazon, os impactos dos e-book readers no contexto da biblioteca tradicional. Diversas unidades de informação pelo mundo já têm adotado estes dispositivos. Algumas com sucesso, outras não. Para efetivar o tratamento da informação disponível nos e-book readers, deve-se mostrar primeiramente que algumas alterações nas rotinas bibliotecárias deverão ser feitas. Tendo isto em conta, procura-se encontrar respostas para algumas questões pertinentes ao tema, tais quais: sob que condições uma biblioteca deve adotar ou não um e-book reader? De que forma esta decisão afetaria o processo da seleção, da aquisição, da catalogação, da referência? Qual seria o impacto econômico-orçamentário na biblioteca ao adotar e-book readers? Existiriam violações de direito autoral no empréstimo destes livros? De que formas estes dispositivos poderiam se inserir num programa de leitura? Por meio da análise de um estudo de caso, estes temas serão abordados aqui sob a perspectiva de bibliotecas e bibliotecários brasileiros.
Abstract: This memoir intends to analyse, through the Amazon‟s Kindle case, the impacts of e-books readers into the traditional libraries‟ context. It seeks to find out answers to some questions related to: Under what conditions should libraries adopt e-book readers? In which ways such decision would affect selection, acquisition, cataloguing and reference processes? What would change in libraries‟ budged? Would there be any authorial rights violation in that? In which ways these devices could be inserted in a reading program? These reading devices have been adopted by many information units around the world. Some of them succeed, others don‟t. To contemporize librarians‟ information processing routines dealing with e-book readers, it is necessary, first of all, to realize that some changes in librarian‟s routine have to be done. Using the technique of case analysis these issues are treated here under the perspective of Brazilian libraries and librarians.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Bacharelado em Biblioteconomia, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.02.TCC.2468
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