Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/2467
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_GabrielaPereiradeMello.pdf1,79 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A biblioteca escolar e a sua importância para a escola : estudo de caso do Colégio Marista Brasília Ensino Médio
Autor(es): Mello, Gabriela Pereira de
Orientador(es): Borges, Maria Alice Guimarães
Assunto: Sociedade da informação
Bibliotecas escolares
Bibliotecas - desenvolvimento da coleção
Pesquisa escolar
Leitura
Data de apresentação: 13-Jul-2011
Data de publicação: 13-Jan-2012
Referência: MELLO, Gabriela Pereira de. A biblioteca escolar e a sua importância para a escola: estudo de caso do Colégio Marista Brasília Ensino Médio. 2011. 118 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esta monografia trata sobre a biblioteca escolar e constitui um estudo de caso realizado no Colégio Marista Brasília Ensino Médio. Tem como objetivo verificar a importância que a biblioteca escolar possui para os alunos e para os professores desse colégio. Para tanto, a metodologia utilizada para a realização do trabalho dividiu-se em três partes: na primeira parte foi realizada uma pesquisa documental, com a elaboração de uma revisão de literatura sobre a Sociedade da Informação; o conceito, a missão, os objetivos e as funções da biblioteca escolar; a sua importância para os alunos e a para a formação dos hábitos de leitura; a importância da interação entre a biblioteca, a escola e os professores; o papel do bibliotecário escolar; a formação e o desenvolvimento do acervo; a organização e o funcionamento da biblioteca escolar; a pesquisa escolar e a influência da Internet nesse processo e na escola. Para a realização da pesquisa documental foram consultados livros e artigos de periódicos, sites de revistas eletrônicas na Web, monografias e dissertações de mestrado. Na segunda parte foi realizada uma pesquisa exploratória com os alunos e os professores do Colégio Marista Brasília Ensino Médio, com a aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas. A terceira parte apresenta a conclusão do trabalho e as sugestões de melhoria para a biblioteca. O resultado da pesquisa demonstrou que os alunos e os professores do colégio consideram a biblioteca escolar importante para eles e na melhora do rendimento escolar dos alunos. Com este trabalho, concluiu-se que a biblioteca escolar possui uma grande importância para a comunidade escolar e constitui peça fundamental no processo de ensino-aprendizagem. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This monograph deals with school library and is a case study in Colégio Marista Brasília Ensino Médio. Its aim is to check the importance that school library has to the students and the teachers of this school. For this purpose, the methodology used in this project was divided in three parts: the first part is a documentary research with the preparation of a literature review about Information Society; the concepts, mission, objectives and jobs of the school library; its importance to the students and to the formation of the reading habits; the importance of the interaction among library, school and teachers; the school librarian role; the collection development; the organization and operation of the school library; the school research and the influence of Internet on this process and on the school. For the preparation of the documentary research were consulted books and journal article, Web electronic magazines sites, monographs and Master dissertations. The second part is an exploratory research with the students and the teachers of the Colégio Marista Brasília Ensino Médio, with the application of a questionnaire with open and closed questions. The third part presents the conclusion of the project and the suggestions of improvement to the library. The result of the research showed that students and teachers of the school consider the school library important to them and for the improvement of the school performance of the students. With this project was concluded that school library has a great importance to school community and is a fundamental part in the teaching-learning process.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2011.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons