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dc.contributor.advisorSousa, José Vieira de-
dc.contributor.authorFernandes, Maria Cristina Neves de Souza-
dc.identifier.citationFERNANDES, Maria Cristina Neves de Souza. Gestão educacional e as doenças ocupacionais na instituição escolar. 2018. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cidade de Goiás-GO, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo dessa pesquisa foi investigar como o gestor lidava com os impactos causados pelas faltas dos docentes oriundas de doenças ocupacionais em uma Escola Municipal, onde estão apresentadas as alternativas legais e também a forma que a gestão encontrou para amenizar essa problemática. Apresentamos conceitos da gestão democrática e das doenças ocupacionais que mais acomete docentes da instituição. Realizou-se verificação de como a equipe gestora conduzia o absenteísmo dos docentes. E também estabelecemos o objetivo conhecer quais são as normas administrativas para docentes que precisam ficar afastados em virtude de licença médica. Para desenvolvimento da pesquisa bibliográfica utilizamos bases de dados e periódicos online, livros, artigos e revistas, também uma pesquisa de campo de caráter investigativo exploratório tendo como instrumento de coleta de dados o questionário e este foi aplicado para os professores e equipe gestora. Os resultados são importantes para professores, gestores e demais interessados que considerem as doenças ocupacionais como um dos motivos de afastamento e absenteísmo de professores e que é necessário ações para controle e prevenção das mesmas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGestão escolar democráticapt_BR
dc.subject.keywordAbsenteísmopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - saúdept_BR
dc.subject.keywordDoenças ocupacionaispt_BR
dc.titleGestão educacional e as doenças ocupacionais na instituição escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-23T15:38:05Z-
dc.date.available2020-07-23T15:38:05Z-
dc.date.submitted2018-11-28-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24657-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The objective of this research was to investigate how the Manager dealt with the impacts caused by shortages of teachers from occupational diseases in a school Hall, where are presented the legal alternatives and also the way that management found to alleviate this problem. We introduce the concepts of democratic management and occupational diseases that affects more teachers of the institution. Verification took place as the team manager was driving the absenteeism of teachers. Moreover, established the goal to meet what are the administrative rules for teachers who need to be away due to sick leave. For bibliographic research development use databases and online journals, books, articles and magazines, also a field research of investigative character as instrument of exploratory data collection the questionnaire and this was applied to the teachers and management team. The results are important for teachers, administrators and other interested parties to consider the occupational diseases as one of the grounds for expulsion and absenteeism of teachers and that is necessary for control and prevention of same.pt_BR
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