Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24645
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RafaelaPereiraDeSousa_tcc.pdf1,3 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Catarina de Almeida-
dc.contributor.authorSousa, Rafaela Pereira de-
dc.identifier.citationSOUSA, Rafaela Pereira de. A disciplina de libras e sua contribuição na formação de pedagogos na perspectiva dos estudantes. 2018. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA proposta central deste Trabalho de Conclusão de Curso é apresentar como a disciplina de libras contribui para a formação de pedagogos. Para viabilizar esse entendimento, foi realizada análise com a intenção de verificar se a disciplina de libras da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e o seu processo de desenvolvimento alcançam aquilo que se propõem. De acordo com o plano de curso da matéria, o intuito da Disciplina é levar os estudantes a perceberem a Libras como produto sociocultural de importante desenvolvimento para as comunidades surdas. Neste contexto, foi realizado levantamento bibliográfico, destacando conceitos teóricos sobre a construção histórica da Língua Brasileira de Sinais e as bases legais sobre a obrigatoriedade da disciplina de libras nos cursos de licenciatura. Também foram aplicados questionário e entrevista aos estudantes de Pedagogia. Por último, foi apresentada análise sobre como a Disciplina é compreendida pelos alunos da Pedagogia. Como resultados obtidos destacam-se, a inclusão social dos alunos com surdez e a necessidade de uma formação de base capaz de preparar o pedagogo para o ensino do estudante com deficiência.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordSurdos - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordLíngua brasileira de sinais - estudo e ensinopt_BR
dc.titleA disciplina de libras e sua contribuição na formação de pedagogos na perspectiva dos estudantespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-23T15:15:08Z-
dc.date.available2020-07-23T15:15:08Z-
dc.date.submitted2018-12-16-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24645-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The central propose present paper conclusion of the course aims to comprehend how to the discipline BSL (Brazilian Sign Language) contributes for the formation of pedagogues. To enable this understanding, an analysis was performed with the general objective of check if the BSL course of the Faculty of Education of the University of Brasilia and your process of development reach what they are propose. According to the course plan of the subject, the purpose is taking to students to the understanding of BSL as an important product to the community deaf. In this context was performed a Bibliographical survey with theoretical concepts about the historic construction of Brazilian sign language and the legal bases about the obligation of the discipline of BSL in the licentiate’s courses. Questionnaires and interviews with pedagogy students were also applied. For the last was presented the analysis about as a discipline is understood for the by students of the Course of Pedagogy. With the results obtained the following are highlighted the social inclusion of deaf students and the need for a basic education capable of preparing the pedagogue for the teaching of students with disabilities.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.