Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24629
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LuizaFernandaLimaGomesPinto_tcc.pdf927,33 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLeite, Cristina Maria Costa-
dc.contributor.authorPinto, Luiza Fernanda Lima Gomes-
dc.identifier.citationPINTO, Luiza Fernanda Lima Gomes. O Cerrado nos livros de Geografia e Ciências do DF. 2019. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho analisa a abordagem dada ao tema Cerrado nos Livros Didáticos de Geografia e Ciências do DF, dada a importância desse recurso didático na prática docente, de um lado, e na necessidade do trabalho com esse tema, no sentido de promover sua compreensão e preservação, de outro. O Bioma Cerrado é desvalorizado por ser desconhecido pela sociedade, situação que está ligada à falta de espaço ao tema nas escolas e nos Livros Didáticos. Nessa linha de raciocínio esta pesquisa analisa o papel do Livro Didático na formação em âmbito do Ensino Fundamental, a partir de Lajolo (2008) e Romanatto (2004). Além disso sistematiza os fundamentos teóricos que explicitam o que é o Bioma Cerrado, com base em Bizerril (2003), Bizerril e Faria (2003) e Bulhões (2013) a fim de fundamentar sua análise dos livros didáticos de Geografia e Ciências do 7º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de base qualitativa, a partir de: análise documental do Currículo em Movimento do Distrito Federal, e seis Livros Didáticos utilizados no Distrito Federal e aprovados pelo Programa Nacional de Livros e de Material Didático – PNLD; entrevistas semiestruturadas com professores das disciplinas citadas. Os resultados obtidos evidenciam que apesar do tema Cerrado integrar o Currículo em Movimento do Distrito Federal, são encontradas poucas informações sobre o tema nos livros analisados, tampouco na perspectiva dos docentes, que não consideram o assunto relevante.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.subject.keywordBiomaspt_BR
dc.subject.keywordCerradopt_BR
dc.subject.keywordGeografia - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordGeografia (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.keywordCiências (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental - livros didáticospt_BR
dc.subject.keywordProfessores - prática profissionalpt_BR
dc.titleO Cerrado nos livros de Geografia e Ciências do DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-23T14:27:36Z-
dc.date.available2020-07-23T14:27:36Z-
dc.date.submitted2019-07-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24629-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present final paperexpatiate on the approach given to the topic Cerrado in the Didactic Books of Geography and Sciences of the Federal District, based on the importance that this didactic resource has in teaching practice and on the need to work with the Biome Cerrado theme for its understanding and preservation. The Biome Cerrado is devalued due to unfamiliarity by society, situation that is related to the insufficient space given to the theme in schools and textbooks. In this context, this research analyses the Didactic Books’ part in education in elementary school, based on Lajolo (2008) and Romanatto (2004). Also systematizes the theoretical foundations that explains what is the Biome Cerrado based on Bizerril (2003), Bizerril e Faria (2003) and Bulhões (2013) in order to substantiate the analysis at the Geography and Sciences books on seven grade of elementary school. It means a qualitative research based on documental analysis of Currículo em Movimento do Distrito Federal – CMDF, and six didactics books used at Distrito Federal and approved by Programa Nacional de Livros e de Material Didático – PNLD; semi-structured interviews with teachers of cited subject areas. The results show that even the theme Cerrado integrate the Currículo em Movimento do Distrito Federal, there is little information about the subject at the analised books, neither at the teachers’ perspective, who doesn’t consider this a relevant subject.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.