Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24582
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ClaraVerasMenezesCavalcante_tcc.pdf740,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os recursos de mídia dentro das escolas : como a nova mídia auxilia as aulas de artes cênicas no ensino médio
Autor(es): Cavalcante, Clara Veras Menezes
Orientador(es): Silva, Soraia Maria
Assunto: Artes cênicas
Teatro
Ensino médio
Tecnologia na educação
Artes cênicas - estudo e ensino
Mídia digital
Data de apresentação: 28-Nov-2018
Data de publicação: 23-Jul-2020
Referência: CAVALCANTE, Clara Veras Menezes. Os recursos de mídia dentro das escolas: como a nova mídia auxilia as aulas de artes cênicas no ensino médio. 2018. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Neste trabalho pretendo abordar a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio tendo o uso das novas tecnologias (como smartphones, livros digitais, filmes e séries) como recursos para serem trabalhados dentro do espaço da sala de aula como exemplos da teoria apresentada na matéria de Artes Cênicas. Ao observar que muitas escolas de Ensino Médio não possuem uma experiência prática na teoria de Artes Cênicas, optei por buscar alternativas para professores que não conseguem complementar a base teórica com as aulas práticas corporais, trazendo a tecnologia a favor deles. O uso de vídeos, filmes e seriados consegue trazer os alunos para a realidade apresentada pelo professor. Também, neste trabalho, apresento meu Projeto de Iniciação Científica (PIBIC), onde pude criar um blog para os alunos de uma disciplina da universidade como recurso visual para terem acesso ao que é trabalhado durante todo o semestre.
Abstract: In this paper I intend to aproach the learning of High School students using the new tecnologies (such as smartphones, digital books, movies and series) as resources to be worked within the classroom space as examples to the theory presented in the field of Performing Arts. Noting that many high schools do not have a practical experience in Performing Arts theory, I have chosen to seek alternatives to seek alternatives for teachers who can not complement the theoretical basis with the practical classes, bringing the technology in their favor. The use of videos, movies and serials manages to bring students to the reality presented by the teacher. Also, in this work, I present my Project of Scientific Initiation (PIBIC), where I was able to create a blog for the students of a university discipline as a visual resource to have access to what is worked during the whole semester.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.