Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24530
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ScheiladaRochaSilva_tcc.pdf1,25 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da leitura na educação infantil
Autor(es): Silva, Sheila da Rocha
Orientador(es): Lacé, Andréia Mello
Assunto: Leitura
Tecnologia na educação
Educação de crianças
Aprendizagem
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 22-Jul-2020
Referência: SILVA, Sheila da Rocha. A importância da leitura na educação infantil. 2018. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso de Goiás-GO, 2018.
Resumo: Atualmente em nossa sociedade o uso das tecnologias está muito presente no seio familiar e social das crianças. A presente pesquisa teve como objetivo investigar a importância da leitura na Educação Infantil com a intenção de compreender as estratégias aplicadas no que se refere ao desenvolvimento da leitura nos anos iniciais da alfabetização. O método escolhido e de caráter qualitativo com estudo de campo. As técnicas utilizadas foram análise documental, aplicação de questionário, perguntas semiestruturadas e observações. Por meio da coleta de dados, o estudo revelou que a escola investigada se vale de projetos, e ações diferenciadas que proporciona um ensino envolvendo a leitura em parceria com a família. E a tecnologia está presente por meio de jogos educativos. Verificou-se por meio desta pesquisa que o uso da tecnologia existe, e que a proposta voltada a leitura é significativa através do projeto “Mala Literária”, são ações que fazem a diferença para a aprendizagem e desenvolvimento da criança.
Resumén: Actualmente en nuestra sociedad el uso de las tecnologías está muy presente en el seno familiar y social de los niños. La presente investigación tuvo como objetivo investigar la importancia de la lectura en la Educación Infantil con la intención de comprender las estrategias aplicadas en lo que se refiere al desarrollo de la lectura en los años iniciales de la alfabetización. El método elegido y de carácter cualitativo con estudio de campo. Las técnicas utilizadas fueron análisis documental, aplicación de cuestionario, preguntas semiestructuradas y observaciones. Por medio de la recolección de datos, el estudio reveló que la escuela se vale de proyectos, y acciones diferenciadas que proporciona una enseñanza envolviendo la lectura en asociación con la familia. Y la tecnología está presente por medio de juegos educativos. Se verificó por medio de esta investigación que el uso de la tecnología existe, y que la propuesta volcada a la lectura es significativa a través del proyecto "Mala Literaria", son acciones que hacen la diferencia para el aprendizaje y desarrollo del niño.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.