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Título: Editora universitária : análise da percepção de qualidade a partir da comunidade acadêmica docente
Autor(es): Moura, Luiza Giovanna Silva
Orientador(es): Rodrigues, Evaldo Cesar Cavalcante
Assunto: Gestão pública
Produção científica
Universidades e faculdades
Comunicação científica
Administração da produção
Gestão de processos
Data de apresentação: 26-Nov-2018
Data de publicação: 22-Jul-2020
Referência: MOURA, Luiza Giovanna Silva. Editora universitária: análise da percepção de qualidade a partir da comunidade acadêmica docente. 2018. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Inserido em um contexto social, econômico, tecnológico, cultural e criativo, o mercado editorial se conecta à sociedade de várias maneiras. Nesse sentido, as publicações científicas provenientes das Editoras Universitárias são meios de dar visibilidade às pesquisas acadêmicas e disseminar conhecimentos através de uma produção editorial que procura, como qualquer outro mercado competitivo, a qualidade dos produtos oferecidos, sendo este, um fator decisivo para a continuidade e relevância de suas atividades. Mesmo não se caracterizando como editoras comerciais, as editoras universitárias necessitam fortalecer sua presença no setor de forma a expandir o público e o seu alcance. Para isso, este trabalho apoiou-se no modelo Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista – MCDA-C para estabelecer critérios e analisar a percepção dos docentes sobre a atuação de uma editora universitária em Brasília. Nesse cenário, identificou-se como pontos de vistas avaliativos: “Aceitação e publicação”, “Interações acadêmicas internas”, “Implementação do livro eletrônico”, “Comercialização e distribuição”, “Marketing e Divulgação das Publicações” e “Contribuição para a imagem da UnB no âmbito acadêmico”. A partir dos 6 critérios, percebemos que eles apresentam pontos ótimos semelhantes, com destaque para o Marketing e Divulgação das Publicações, Comercialização e o Implementação do livro eletrônico, que mais se aproximaram do desempenho máximo. Por fim, os resultados reforçam que a preocupação com a qualidade das publicações faz parte da função educacional e que os atores que dialogam com a instituição estão cientes dessa contribuição para o desenvolvimento institucional.
Abstract: Inserted in a social, economic, technological, cultural and creative context, the publishing market connects to the society in various ways. Then, scientific publications coming from the University Press are means of giving visibility to academic research and disseminate knowledge through an editorial production that seeks, like any other competitive market, the quality of products offered, being this, a decisive factor for the continuity and relevance of its activities. Even not being branded as commercial publishers, university press needs to strengthen their presence in the industry in order to expand the audience and outreach. For this reason, these studies were based on the Multi-criteria Decision Aid-Constructivist - MCDA-C to establish criteria and analyze the professors' perception about the performance of a university press in Brasília. In this scenario, ‘Acceptance and publication’, ‘Internal academic interactions’, ‘Implementation of e-Book’, ‘Commercialization and distribution’, ‘Marketing and publishing publications’ and ‘Contribution to the UnB image in the academic field’ are identified as evaluative standpoints. From the 6 criteria, it is noticed that they present similar good points, especially the ‘Marketing and publishing publications’, ‘Commercialization and distribution’ and the ‘Implementation of e-Books’, which closely approached the maximum performance. Finally, the results reinforce that the concern with the quality of publications is part of the educational function and the people who dialogue with the institution are aware of this contribution to institutional development.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Administração, 2018.
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