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Título: Inclusão através do ensino de artes cênicas : experiências em duas escolas públicas do Distrito Federal
Autor(es): Araujo, Luana
Orientador(es): Hartmann, Luciana
Assunto: Artes cênicas
Artes cênicas - representação teatral
Teatro
Educação inclusiva
Inclusão escolar
Data de apresentação: 6-Jul-2018
Data de publicação: 22-Jul-2020
Referência: ARAUJO, Luana. Inclusão através do ensino de artes cênicas: experiências em duas escolas públicas do Distrito Federal. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho visa descrever, analisar e refletir a respeito das possibilidades de inclusão, fomentadas a partir do ensino da linguagem teatral nas aulas de Artes em uma escola pública regular inclusiva do Distrito Federal. São apresentados, a partir de uma abordagem legal e pedagógica, definições sobre inclusão, deficiência, necessidades educacionais especiais e atendimento educacional especializado. São feitas análises sobre alguns dos procedimentos que impossibilitam a inclusão na aula de teatro e possíveis resoluções para esses impedimentos. Por último, complementa-se a visão sobre a inclusão através da descrição das experiências da autora ministrando aulas de teatro, como parte da disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Artes Cênicas 2, em uma escola pública do Distrito Federal, e reforça-se o papel do ensino de teatro na inclusão social. Pretende-se, através da pesquisa bibliográfica referente às leis e metodologias abordadas e do relato de experiência na escola em que ocorreu o estágio, debater sobre a inclusão de pessoas com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais na aula de teatro na escola regular; identificar e propor alternativas para transpor as barreiras para que essa inclusão ocorra.
Abstract: This paper aims to describe, analyze and reflect the possibilities of inclusion, fomented from the teaching of theatrical language in the Arts classes in a regular public school inclusive of the Federal District.From a legal and pedagogical approach, the concepts of inclusion, deficiencies, special education and specialized educational services are presented. Some of the procedures that make impossible the inclusion in Theater classes are reviewed, and their probable resolutions are introduced. Finally, the vision on inclusion is supplemented by a description of the author's experiences in teaching theater classes during the Curricular Supervised Internship in Performing Arts 2, in a public school in the Federal District, and the role of theater teaching in social inclusion is reinforced. It is intended, through the bibliographical research concerning the laws and methodologies addressed and the report of experience in the school in which the stage occurred, to debate about the inclusion of people with disabilities and/ or special educational needs in the theater class in the regular school; identify and propose alternatives to overcome the barriers for this inclusion to occur.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2018.
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