Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24444
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LucasJosijuanAbreuBacurau_tcc.pdf1,53 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Inserções em circuitos ideológicos, de Cildo Meireles : considerações possíveis a partir da noção de realismo traumático como proposto pelo crítico Hal Foster, entre algumas leituras possíveis
Autor(es): Bacurau, Lucas Josijuan Abreu
Orientador(es): Fernandes, Ana Cândida Franceschini de Avelar
Assunto: Arte
Arte brasileira
Realismo
Censura
Data de apresentação: 5-Dez-2018
Data de publicação: 21-Jul-2020
Referência: BACURAU, Lucas Josijuan Abreu. Inserções em circuitos ideológicos, de Cildo Meireles: considerações possíveis a partir da noção de realismo traumático como proposto pelo crítico Hal Foster, entre algumas leituras possíveis. 2018. 49 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta pesquisa teve como propósito analisar as características, visões e percepções sobre a série Inserções em circuitos ideológicos, com destaque para o ato de repetição existente na poética de Cildo, similaridades com o ready-made, ressignificação de um objeto comum para um objeto artístico, seu caráter fragmentário como forma de difusão e fuga de controles estatais (censura) e seu contexto na dita “arte de guerrilha”. Além disso, buscou-se verificar se tal série poderia ser lida por meio da noção de realismo traumático proposta por Hal Foster.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Teoria, Crítica e História da Arte



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.