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dc.contributor.advisorCarvalho, Sônia Marise Salles-
dc.contributor.authorOliveira, Joel Guimarães Campos-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Joel Guimarães Campos. A importância da formação do pedagogo para as medidas sócio-educativas: experiência educativa na perspectiva da economia solidária. 2011. 129 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.en
dc.description.abstractO presente trabalho reúne uma reflexão sobre a importância da construção de um novo olhar sobre as medidas sócio-educativas, levando em consideração os princípios e valores que são propostos pela Economia Solidária. O tema foi escolhido dentro de uma perspectiva atual, na qual a Economia Solidária surge como uma resposta em contra ponto as injustiças e mazelas que são causadas pelo sistema capitalista vigente. Busca destacar um novo olhar no trabalho que é desenvolvido nas instituições sócio-educativas. No Brasil verifica-se que as desigualdades e as exclusões sociais, ainda hoje são muito grandes, podendo se analisar índices assustadores na falta de formação e qualificação educativa para o mercado de trabalho e para a vida. Diante deste contexto excludente, na falha do sistema educativo e nas gritantes desigualdades e falta de oportunidades para maioria, verificamos uma realidade social muito desequilibrada e violenta. Através desta realidade violenta e excludente, se analisa um índice muito alto de crianças e adolescentes que por está situação, podem cometem atos inflacionários, ficando em situação de conflito com a Lei, que por conseqüência, percebemos também um progressivo aumento na criação de instituições sócio-educativas. Mas a grande questão a ser analisada é que nem sempre estas instituições estão realmente comprometidas com uma educação mais libertadora e crítica, com uma pedagogia proposta para a emancipação, conscientização e socialização, baseada com princípios mais éticos, pacíficos e equilibrados. Ofertando uma formação e educação que muitas vezes é tradicional, defasada e meramente demagógica, podendo até mesmo seguir um padrão de reprodução e reforço para exclusão, para desigualdade e para a violência. Em contra ponto a essa errônea e excludente realidade, dinamiza-se ações como este trabalho que busca ser estruturado com uma essência na valorização da mediação mais pedagógica de atuação dos sócio-educadores dentro das medidas sócio-educativas, além de também valorizar as propostas da Economia Solidária para o beneficiamento dessas. Propondo um olhar menos violento e mais educativo, na qual o trabalho se promove como uma categoria social que deve ser pensada na perspectiva de emancipação, solidariedade e dignificação dos indivíduos, buscando assim, construir um mundo melhor e mais humano.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordMenor infratoren
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.subject.keywordEconomia solidáriaen
dc.subject.keywordEnsino profissionalen
dc.subject.keywordReintegração social-
dc.titleA importância da formação do pedagogo para as medidas sócio-educativas : experiência educativa na perspectiva da economia solidáriaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-01-12T23:31:22Z-
dc.date.available2012-01-12T23:31:22Z-
dc.date.issued2012-01-12T23:31:22Z-
dc.date.submitted2011-02-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2442-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.02.TCC.2442pt_BR
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