Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2442
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JoelGuimaraesCamposOliveira.pdf1,86 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da formação do pedagogo para as medidas sócio-educativas : experiência educativa na perspectiva da economia solidária
Autor(es): Oliveira, Joel Guimarães Campos
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Menor infrator
Professores - formação
Economia solidária
Ensino profissional
Reintegração social
Data de apresentação: 11-Fev-2011
Data de publicação: 12-Jan-2012
Referência: OLIVEIRA, Joel Guimarães Campos. A importância da formação do pedagogo para as medidas sócio-educativas: experiência educativa na perspectiva da economia solidária. 2011. 129 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho reúne uma reflexão sobre a importância da construção de um novo olhar sobre as medidas sócio-educativas, levando em consideração os princípios e valores que são propostos pela Economia Solidária. O tema foi escolhido dentro de uma perspectiva atual, na qual a Economia Solidária surge como uma resposta em contra ponto as injustiças e mazelas que são causadas pelo sistema capitalista vigente. Busca destacar um novo olhar no trabalho que é desenvolvido nas instituições sócio-educativas. No Brasil verifica-se que as desigualdades e as exclusões sociais, ainda hoje são muito grandes, podendo se analisar índices assustadores na falta de formação e qualificação educativa para o mercado de trabalho e para a vida. Diante deste contexto excludente, na falha do sistema educativo e nas gritantes desigualdades e falta de oportunidades para maioria, verificamos uma realidade social muito desequilibrada e violenta. Através desta realidade violenta e excludente, se analisa um índice muito alto de crianças e adolescentes que por está situação, podem cometem atos inflacionários, ficando em situação de conflito com a Lei, que por conseqüência, percebemos também um progressivo aumento na criação de instituições sócio-educativas. Mas a grande questão a ser analisada é que nem sempre estas instituições estão realmente comprometidas com uma educação mais libertadora e crítica, com uma pedagogia proposta para a emancipação, conscientização e socialização, baseada com princípios mais éticos, pacíficos e equilibrados. Ofertando uma formação e educação que muitas vezes é tradicional, defasada e meramente demagógica, podendo até mesmo seguir um padrão de reprodução e reforço para exclusão, para desigualdade e para a violência. Em contra ponto a essa errônea e excludente realidade, dinamiza-se ações como este trabalho que busca ser estruturado com uma essência na valorização da mediação mais pedagógica de atuação dos sócio-educadores dentro das medidas sócio-educativas, além de também valorizar as propostas da Economia Solidária para o beneficiamento dessas. Propondo um olhar menos violento e mais educativo, na qual o trabalho se promove como uma categoria social que deve ser pensada na perspectiva de emancipação, solidariedade e dignificação dos indivíduos, buscando assim, construir um mundo melhor e mais humano.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.02.TCC.2442
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons