Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2440
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_VivianeOrlandiRibeiro.pdf615,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Família e escola : uma relação dialógica essencial para o processo da inclusão
Autor(es): Ribeiro, Viviane Orlandi
Orientador(es): Martins, Linair Moura Barros
Assunto: Desenvolvimento humano
Lar e escola
Inclusão escolar
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 12-Jan-2012
Referência: RIBEIRO, Viviane Orlandi. Família e escola: uma relação dialógica essencial para o processo da inclusão. 2011. 51 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo estudar a influência exercida pelas relações estabelecidas entre os pais e professores no processo de escolaridade das crianças com necessidades educacionais especiais. Para analisar os elementos da relação família - escola que favoreçam o desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais especiais, refletiu-se e questionou-se como pais e professores interagem, com qual intuito mantém contato e como se deixam influenciar com a contribuição que o outro tem a dar. Estas reflexões possibilitam ressignificarmos o valor dos vínculos estabelecidos no processo de inclusão, os conceitos de aprendizagem, as metodologias adotadas e a valorização do aluno em seu potencial. Também pontua a contribuição que a família dá ao perceber potencialidades a se desenvolver nos alunos e ao informar como seus filhos são capazes de realizar atividades que subsidiam ações para aprendizagem e, assim, nós professores adequarmos as metodologias a partir de histórias de sucesso. Além disso, a escola pode ser uma rede de apoio com informações esclarecedoras das limitações conforme as deficiências e de utilizar estratégias para a aprendizagem. Com isso, possibilita aos pais a ressignificarem suas emoções frente o filho com necessidades educacionais especiais. A construção de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas a pais e professores de alunos com necessidades educacionais especiais e a análise de dados foi qualitativa. A fundamentação teórica baseia-se na perspectiva sócio-histórica de Vigotski. Conclui-se, por fim que muito temos que caminhar para que esta relação dialógica contribua para a escolarização dos alunos com necessidades educacionais especiais.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons