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Título: Educação inclusiva como direito das crianças com Síndrome de Down
Autor(es): Barroso, Ana Beatriz Assunção
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Educação inclusiva
Inclusão escolar
Down, Síndrome de
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 2-Abr-2019
Data de publicação: 20-Jul-2020
Referência: BARROSO, Ana Beatriz Assunção. Educação inclusiva como direito das crianças com Síndrome de Down. 2019. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A educação especial passou a ser um tema bastante discutido nos últimos tempos, a partir desta modalidade escolar, dos estudos vividos em sala de aula e dos estágios surgiu o interesse em compreender a Síndrome de Down, os sujeitos com essa síndrome e sua inclusão em sala de aula. A Síndrome de Down pode ser identificada ainda na gestação, não sendo caracterizada como uma doença e sim como uma condição genética. Cada indivíduo tem o seu modo de interagir e o seu tempo de desenvolvimento e aprendizagem. Entretanto, a pessoa com síndrome de Down, está associada a algumas questões de saúde as quais devem ser acompanhadas desde o nascimento da criança, aliando-se ao acompanhamento de alguns profissionais, preferencialmente em um trabalho interdisciplinar. Assim, a presente monografia teve o objetivo de investigar o quanto a relação com a escola auxilia no desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down, aliando-se às leis e aos direitos dessas pessoas. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com pais e docentes de alguns estados do Brasil, conferindo uma percepção de como essas crianças estão incluídas na vida escolar e apresentando como as instituições tem preparo para recebê-las. Os conceitos organizadores foram baseados em teóricos como Barroco e Souza (2012), Sanches (2005) e Aranha (2000). Após a pesquisa realizada, pudemos analisar e concluir que é de fundamental importância a escuta e o olhar sensível com o outro, acrescentando à sua autonomia, perspectivas e principalmente o sentimento de pertencimento à sociedade, os quais ganham força com os dispositivos legais conquistados ao longo dos últimos anos em nosso país.
Abstract: Special education has become a very discussed subject in the last times. From its teaching method, studies in the classroom and interships, it has emerged the interest to comprehend Down Syndrome, people who was bom with it and its inclusion in the classroom.Down Syndrome can be identified when the mom is still in the pregnancy period, not being classified as a desiese but as a genetic condition. Each individual has its way to interact, its development time and learning. However, the person who was born with Down Syndrome is associated with a few helth issues, wich is necessary being monitored since the kid’s birth, preferably profissionals in interdisciplinary work. As so, the monograph had the purpose to investigate how the relation with schools helps the development of kids with the Syndrome, respecting their rights and following the law. The method used was qualitative research, with parents and teaching staff from some states of Brazil, checking the sense of how these kids ae included in school life and reporting how institutions has preparation to welcome them. The organization concept was based on theorists as Barroco and Sousa (2012), Sanches (2005) and Aranha (2000). After the research, we could analise and conclude that it is extremely important hearing a sensitive eye with others, adding itsautnomy perspectives and mostly the feeling of belonging in society, wich gain strength in legal devices earned for the past few years in our country.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
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